Pages

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Governo e Fundação Palmares querem agenda anual na Serra da Barriga

Transferir a sede da Fundação Nacional Palmares para Alagoas e criar uma agenda cultural e de turismo étnico para a Serra da Barriga foram as propostas apresentadas pelo governador Renan Filho (PMDB) à presidente da Fundação, Cida Abreu, durante audiência no Palácio República dos Palmares.

Na audiência estiveram presentes o deputado federal Paulão (PT) e a dirigente local da Fundação Palmares, jornalista Élida Miranda. Na oportunidade todos solicitaram do gestor estadual um esforço concentrado para pavimentar a estrada de acesso à Serra da Barriga.

O governador, por sua vez, cobrou do deputado Paulão apoio para transferir a Fundação para Alagoas, de forma que ela aqui se instale “por pelo menos 10 anos”.

Na visão de Renan Filho, o funcionamento da Fundação Palmares na terra de Zumbi além de se constituir num marco emblemático vai contribuir sobremaneira para o desenvolvimento de políticas públicas no campo do turismo étnico, como também fortalecerá os laços de pertencimento do alagoano para com a Serra da Barriga e com o ídolo negro Zumbi dos Palmares.

Dia 20 – O governador se comprometeu a contribuir para a realização de um grande evento na Serra, no próximo 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e colocou as secretarias de Cultura e de Turismo à disposição da Fundação para que seja criada uma agenda continuada para serra da Barriga e não apenas um evento por ano, como acontece com o dia 20.

As partes saíram de comum acordo na audiência e a presidente da Fundação Palmares seguiu direto para a Secretaria de Cultura onde participou de uma reunião com a secretária Melina Freitas e representantes de movimentos de matizes africanas, além da participação de técnicos do governo.

Fonte: É ASSIM

Sexta da Ciência e Caravana da Ciência estará em União dos Palmares em novembro

Eventos fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e contemplam Maceió, em outubro, e cidades do interior, em novembro.

Dois eventos trazem conhecimentos da ciência e da tecnologia para Maceió e para 3 municípios alagoanos. O primeiro  é a “Sexta da Ciência – Luz, Ciência e Vida”, que ocorre em Maceió no próximo dia 23 no Colégio Jaime Miranda, no bairro da Santa Lúcia, com shows de química, física, planetário e oficinas como a de energia alternativa. Acontece das 10h às 20h e o público alvo são os estudantes de todas as séries, e comunidade  em geral. Já em novembro quem vai ter acesso a essa programação, através da “Caravana da Ciência”, são os estudantes e população dos municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas e União dos Palmares.

O projeto acontece anualmente integrado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que em 2015 ocorre entre os dias 19 a 25 de outubro com o tema “Luz, Ciência e Vida”.  Os dois eventos têm a coordenação da Profª  Drª Lenilda Austrilino através do  Núcleo de Popularização e Divulgação da Ciência e Tecnologia em Alagoas (ComuniCT). Neste ano o projeto sai pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e conta com recursos federais e estaduais.

TRUPE DA CIÊNCIA

Chegou a hora de arregaçar mais uma vez as mangas. Começa a correria de professores, técnicos e estudantes universitários para colocar em ação a mostra de ciência, os shows de física e química e as oficinas de biologia, constelário, desenho e matemática. É a oficina de energia alternativa que deve chamar mais atenção porque vai trabalhar com os conceitos de energia solar e energia eólica.  A trupe que organiza também participa da divulgação dos conceitos científicos, de forma interativa.

”As oficinas são lúdicas. São conceitos científicos tratados de maneira lúdica para que possam ser compreendidos por pessoas de qualquer nível de escolaridade”, afirma Lenilda.  Carregar o ônibus de equipamentos, descarregar no colégio Jaime Miranda, montar tudo, deixar tudo pronto e receber a população. Depois é a vez de pegar a estrada e fazer o mesmo processo nas três cidades escolhidas para sediar o evento.

A escolha dos municípios não foi aleatória. “Não se pode falar em luz sem falar em hidrelétricas. A escolha de Delmiro é porque Angiquinho foi a primeira hidrelétrica do Nordeste e a 2ª da América Latina. Piranhas, por causa de Xingó e União, por causa de Jorge de Lima, que colocou no poema Acendedor de Lampiões o surgimento de uma nova tecnologia, que foi a luz elétrica”, avalia Lenilda.

A caravana tem mais motivos para percorrer as cidades do interior: levar conhecimento científico para além do centro urbano de Maceió, para um público ávido por conhecimento.”O interior tem menos acesso a esse tipo de atividade. Quando a gente chega as pessoas dão uma resposta muito positiva”, afirmou.

São parceiros dos eventos o Ministério da Ciência, da Tecnologia e da Inovação(MCTI), O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPQ), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Usina Ciência e o Museu da História Natural, o Centro de Estudos Astronômicos, a Faculdade de Medicina (Famed) e o Núcleo de Popularização e Divulgação da Ciência e Tecnologia em Alagoas (Comunict).

Fonte: Ascom