Pages

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Produção agroecológica vira instrumento de aprendizado em União dos Palmares


O Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), coordenado pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), foi além das orientações sobre tratos culturais agroecológicos e a preocupação com o meio ambiente. Uma unidade implantada em parceria com o município de União dos Palmares vem modificando a rotina de cerca de 350 alunos da Escola Edvar de Souza. A unidade agrícola é utilizada ainda como medida socioeducativa para jovens infratores.

O Pais tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem da agricultura e proporcionar sustentabilidade para as comunidades atendidas. No projeto educacional tudo que é produzido é inserido na merenda escolar e o excedente é compartilhado com as famílias da comunidade. Em Alagoas somente a Emater/AL tem 163 unidades implantadas e em plena produção, quase cem delas foram custeadas pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

De acordo com a gestora do projeto da Emater/AL, Cidamilene Maria dos Santos, a implantação da unidade na escola só foi possível por conta do apoio do município. “As unidades Pais do convênio com Fecoep foram entregues em parceria com a Secretaria de Estado da Paz, para atender as comunidades terapêuticas com o intuito de promover a ressocialização. Em União, conseguimos implantar duas unidades Pais em escolas, porque o município acordou em ceder um técnico agrícola para acompanhar e orientar os alunos”, afirmou a técnica da Emater/AL.

As unidades agroecológicas foram integradas ao Programa Municipal de Promoção a Paz nas Escolas e nas Famílias (Promepaz), comandado pela Secretaria Municipal de Educação de União. Com isso, além de promover aprendizado a crianças e jovens, entre 07 e 16 anos, jovens em conflitos com a lei comprem medidas socioeducativas, liberdade assistida e prestação de serviço com a comunidade, cuidando da produção de hortaliças, legumes e animais. O projeto conta também com a parceria com a Vara da Infância e da Juventude.

“A atividade na escola deixou todos surpresos. A mudança de comportamento das crianças e o envolvimento das famílias, com a qualidade de vida, uma alimentação saudável, foi o resultado imediato. Já com os jovens que cumprem medidas socioeducativas, o maior propósito é fazer com que eles se recuperem com o apoio da família. Acompanhamos o desenvolvimento das atividades e o comportamento deles tanto no cumprimento das tarefas determinadas pelo juiz, quanto no seio da família. É um trabalho minucioso, mas que só tem nos dado bons frutos”, declarou Ana Cardoso, coordenadora do Promepaz.

por Agência Alagoas



Leia também

Promepaz implanta horta na Escola Municipal Edvar de Souza Santos. AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!