Nesta quarta-feira fiz uma visita às bibliotecas em nossa cidade. A primeira a ser visitada foi a que leva o nome do poeta Jorge de Lima, localizada na Praça Basiliano Sarmento.
A biblioteca tem uma grande quantidade de títulos de assuntos variados. O visitante ainda encontra no acervo revistas, jornais, CDs e DVDs. Curioso é que mesmo tendo o nome de Jorge de Lima, a biblioteca tem apenas cinco livros deste autor em seu acervo.
Com 12 funcionários que se revesam durante os horários de atendimento que é das 8 às 21 horas. A biblioteca é bem iluminada e arejada, visto que o prédio tem grandes portas que contribuem para a entrada da luz e da ventilação.
Por outro lado, alguns pontos atrapalham os visitantes. A biblioteca fica na mesma rua onde há feiras livres da cidade. O barulho da feira e dos carros de som atrapalham os leitores. Outro ponto negativo é a falta de identificação do prédio.
A maior parte do público é composto por alunos das redes de ensinos estadual e municipal. os horários com grande movimento são manhã e tarde.
A biblioteca Sala Verde, que fica lado da biblioteca Jorge de Lima, é direcionada aos assuntos do meio ambiente. O acervo tem vários títulos sobre o assunto. Uma característica da biblioteca é que visitante que não encontra o título que busca tem disponibilizado, por um funcionário, um computador para se faça a pesquisa.
Apesar de ser pequeno o local é confortante. O prédio passou por uma reforma em 2009.
Os horários de funcionamento do local são manhã das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00h.
A última biblioteca a ser visitada foi a Unidade SESI Indústria do Conhecimento Dr. Duerno Wanderley de Melo, que vai completar no próximo dia 19 de Abril seu primeiro ano aqui em União. O prédio moderno fica localizado na praça do Bairro Jaguaribe e funciona das 8 às 21 horas.
A biblioteca é bem moderna com duas salas amplas e cadeiras confortáveis. Alguns serviços estão à disposição dos usuários, como internet de graça e locação de livros. Para usufluir do serviço é necessário um cadastro com as cópias dos documentos e comprovantes de residência.
Além da biblioteca, O SESI tem curso de informática, sala de leitura e a partir de maio terá uma sala de cinema para alunos da rede municipal.
Adoro Literatura, amo ler. Se alguns professores passassem isso para seus alunos o mundo seria tão bem mais diferente, alegre, bonito!!
ResponderExcluirVamos ler, ler e ler...
Fica a dica, obrigado Pai Sérgio.
ResponderExcluirMuito bom, Marcelo. Estive na biblioteca municipal umas duas ou três vezes, mas não pude ficar muito tempo. A localidade não ajuda muito, sobretudo nos dias da feira-livre. Mas fiquei curioso com algumas capas que vi aqui em suas fotografias.
ResponderExcluirValeu, Wenndell.
ResponderExcluir