Construída na segunda década do século XX, a Escola Estadual Rocha Cavalcanti foi inaugurada no dia 28 de abril de 1928, representando para a cidade de União dos Palmares um dos elos de formação das consciências palmarinas ao longo dos séculos. Seus traços neoclássicos, que lhe conferem o título de mais belo exemplar arquitetônico em nossa terra, deleitam as almas dos palmarinos e visitantes.
Nossa escola está localizada na zona urbana de União dos Palmares. Por ser um prédio histórico, no centro da cidade, é fácil de ser encontrado. É bem conhecido, pois foi a primeira escola construída na zona urbana do município. Seu nome foi dado em homenagem ao Dr. Francisco da Rocha Cavalcanti, fazendeiro de grande projeção na agricultura e na pecuária local, além de destaque na política que o fez vice-governador do Estado.
Esta unidade de ensino vem oferecendo os serviços de iniciação aos estudos há 83 anos. Muitos palmarinos tiveram acesso “às primeiras letras” nas suas dependências, tais como Maria Mariá de Castro Sarmento e muitas outras pessoas que hoje são referência na história da região e que atuam ou atuaram como educadores nesta instituição.
Seu funcionamento está autorizado pela Resolução 054/2010 CEE/AL, publicada no Diário Oficial do Estado de 16 de junho de 2010, e Portaria nº. 508/2010, publicada no Diário Oficial de 26 de julho de 2010. As atividades são distribuídas durante os 03 turnos, nas cinco salas de aula e laboratórios de informática e de ciências. Temos 157 alunos matriculados no Ensino Fundamental (3ª ao 5ª ano), 484 alunos no Ensino Médio - Modalidade Normal (1ª ao 4° ano), além do Programa de Formação de Docentes em Exercício (PROINFANTIL). Este programa funciona mediante parceria com uma universidade e a Secretaria Estadual de Educação, porém é jurisdicionado a esta instituição de ensino.
Mesmo apresentando um belíssimo arrojo arquitetônico, as limitações de espaço físico da escola dificultam ou impedem atividades recreativas e a circulação dos alunos nos intervalos e solenidades realizadas. Além disso, a escola não apresenta dependências importantes como auditório, refeitório e quadra esportiva, que não podem ser criados por se tratar de um prédio tombado (não pode ser modificado nem ampliado). Atualmente são notáveis os problemas estruturais que nos atentam à necessidade de reforma geral, constantemente comunicada aos órgãos competentes.
Comemorar o octogésimo terceiro aniversário da nossa querida escola nos faz refletir acerca da dimensão da importância desta instituição para a comunidade da região Serrana dos Quilombos. Tal reflexão nos leva a demonstrar a gratidão a todos aqueles que já fizeram ou ainda fazem parte deste grupo, que ao longo dessas décadas vêm colhendo os ótimos frutos de uma boa prática sócio-pedagógica na sociedade.
“Escola Estadual Rocha Cavalcanti: 83 anos contribuindo na construção de uma escola pública de qualidade”
Texto adaptado do “Histórico da Escola Rocha Cavalcanti”, por George Araujo Barbosa de Sena, em 28 de abril d 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!