No último sábado (14-05-2011), União dos Palmares recebeu as visitas ilustres do Cientista Social cubano Carlos Moore e do Embaixador da República de Cabo Verde no Brasil, Sr. Daniel Pereira. Ambos compareceram ao estúdio da rádio Zumbi Fm, onde foram entrevistados no Programa Mesa Z na parte da manhã.
Ao meio dia toda a comitiva, incluindo o Prefeito de União dos Palmares Sr. Areski Freitas, Secretários de Turismo e Cultura, Vereadores e a imprensa palmarina foram em destino a Serra da Barriga, para um breve almoço e a visitação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares pelos ilustres visitantes.
O cartão de visitas, antes da chegada ao platô, onde fica o Memorial são enormes crateras ao longo da estrada que liga o centro da cidade à Serra. Turistas e moradores locais enfrentam dificuldades em todo o percurso, que não é bem sinalizado e também usado por veículos pesados de uma usina de álcool do município.
Em dias de chuva, o acesso fica mais complicado, tem-se que fazer um desvio de aproximadamente 12 km, passando pela Usina Laginha para ter acesso a estrada principal. Veículos que possuem tração 4x4 fazem o percurso pela estrada habitual, mas com dificuldades, pois as crateras formam imensos lagos profundos, sendo um risco enorme para os condutores.
Podemos observar ao longo dos anos em Alagoas, que surgem estradas ligando o nada, a lugar nenhum. A Serra da Barriga é um dos maiores patrimônios da cultura negra do mundo, visitado por milhares de pessoas ao longo do ano. Promessas e mais promessas são feitas acerca da pavimentação desde a cidade até o platô, para que assim houvesse mais facilidade de acesso ao Memorial. Essas promessas já dariam para pavimentar uma estrada ligando a Terra à Lua.
Enquanto isso, somos cada vez mais decepcionados pelos governantes do Estado, que não prezam pelo patrimônio que possuem, tampouco sabem de sua importância para a região.
Quanto tempo mais iremos ficar envergonhados por causa da incapacidade administrativa alheia? Queremos mostrar o que temos e somos penalizados pela falta de bom senso governamental, que mais uma vez abandona União dos Palmares, esquecendo da história do povo guerreiro que aqui viveu e deixou raízes para que a luta continuasse.
Nossa luta continuará! Agora contaremos com a ajuda do Sr. Carlos Moore que ficou indignado com a dificuldade de acesso à Serra da Barriga, e se propôs enviar cartas a entidades internacionais para que cobrassem do governo Alagoano a tão sonhada estrada de pouco menos de dez quilômetros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!