No evento estiveram presentes autoridades do município, Prefeito Areski Freitas e os secretários de cultura e turismo, vereadores, representando o governo do estado, o secretário de cultura Osvaldo Viegas, além de alunos de várias escolas palmarinas, que prestigiaram a cerimônia.
A secretária de turismo de União, Isabel Maia, destacou a importância desse mês de celebrações ao líder negro Zumbi, em especial a União dos Palmares, que nesse período é o centro das atenções no país. Já o secretário de cultura Elson Davi, fez menção às ações da secretaria no atual governo, onde em sua fala, teve uma atenção especial para a cultura municipal, a exemplo criação da lei de incentivo a cultura.
Elson, diz ainda, que as parcerias foram e são fundamentais para a realização das ações na área, “Precisamos de uma cultura cada vez mais viva”, concluiu.
Já o secretário de estado da cultura, Osvaldo Viegas, disse que o desafio é superar todos os tipos de preconceitos, frisando a importância do Quilombo dos Palmares, como marco da luta pela liberdade. Viegas destacou que a cultura afro-brasileira deve ser conhecida e valorizada em todo estado e no país.
O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, falou da continuidade das ações em prol da cultura negra no município, desde a gestão do ex-prefeito José Pedrosa, citando a implantação da disciplina Cultura Negra nas escolas da rede municipal e o escritório da Fundação Palmares para União. Areski lembra ainda, que a expansão da história de Zumbi dos Palmares é importante para o mundo e conhecê-la e é uma forma de valorizar a mesma.
As comemorações seguem até o dia 20 de Novembro e trarão durante esse período, apresentações de grupos culturais do município, Mostra Quilombola de Cinema, palestras, rituais de religiosos de matriz africana e outros eventos que pretendem envolver os palmarinos. Além disso, será inaugurada no dia 20 de Novembro uma estátua de Zumbi, no centro de União dos Palmares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!