Pages

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Jornalista: Profissão ou esconderijo? Por Dallas Diego


Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Partindo do pressuposto do dispositivo constitucional acima exposto, pode-se verificar que qualquer cidadão tem direito a expressar o pensamento, desde que assine a autoria de artigos, matérias e outros que por analogia sejam classificados.

Hoje, é muito costumeiro verificar o não cumprimento do Art. 5º, IV da CF/88, por parte de "jornalistas", que praticam uma escrita que não condiz com os preceitos éticos e morais da classe. Seguindo mais adiante no mesmo artigo da Magna Carta Brasileira, podemos verificar:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Como bem sabemos, não há-de haver censura prévia, pois a ditadura já não faz mais parte do nosso cenário político. Muitos "jornalistas" usam da prerrogativa da liberdade de expressão para escreverem absurdos acerca de fatos e pessoas e usam como escudo o texto constitucional.

Em uma cidade interiorana de Alagoas, por exemplo, certo blog fere todos os princípios de um bom Jornalista - agora sem aspas - motivos para descrever é o que não faltam. Comentários liberados a torto e a direito, que insultam mais ainda as "vítimas" mencionadas nas postagens e o pior de todos os fatos, revelar informações pessoais de quem comentou de maneira contrária a opinião da postagem, sendo assim uma forma de amedrontar e constranger as pessoas.

Chegando ao fim, vale mencionar outro inciso do Artigo 5º da CF/88:

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

Começando pelo direito de resposta, qual jornalista sério faz piadas com o direito de resposta? Qual jornalista sério não teme a Justiça quanto ao mérito de decisões desfavoráveis a sua pessoa, mesmo sendo reincidente em processos por danos morais e a imagem?

Jornalista: Profissão ou esconderijo?

Blog Caderno B

4 comentários:

  1. Marcelo, peço que retire essa mensagem na qual usaram meu nome. Espero ser atendido e deixado minha mensagem de resposta, tendo em vista que eu não deixei a referida mensagem.

    ResponderExcluir
  2. Opa... Valeu!

    Bom, não entendi bem o comentário acima... Mas coragem pra falar é o que não me falta, basta que pisem no meu calo!

    Abraços e um bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Pronto o comentário foi excluido, como tava assinado aceitei...

    ResponderExcluir
  4. Lembrando que só deixo mensagem através do meu cadastro do google.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!