O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, o primeiro complexo arquitetônico de inspiração africana das duas Américas e o único parque temático cultural afro-brasileiro do País, na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), será modernizado com investimento de R$ 12 milhões do Ministério da Integração Nacional. Os recursos são provenientes de emenda da bancada alagoana ao Orçamento da União.
A emenda, proposta pelo senador Renan Calheiros (PMDB) e aprovada pelos 12 integrantes da bancada, confirma, na expressão de seu coordenador, deputado Joaquim Beltrão (PMDB), “o sentimento coletivo da nossa bancada em resgatar um patrimônio que representa parte significativa da história de Alagoas e da sua influência no marco da consciência negra em todo o Brasil”.
“A modernização do parque, com uma nova via de acesso pavimentada, além de significar a valorização da história do povo negro, proporcionará a sustentabilidade econômica e social não só da comunidade que habitada seu entorno, mas a todos os municípios da região, fortalecendo o turismo étnico, gerando emprego e renda e o desenvolvimento integrado sustentável”, explica o senador Renan.
A emenda prevê a construção de um terceiro acesso, melhorias e revitalização em toda infra-estrutura do Parque, incluindo restaurante e mirantes, transformando-o em um local seguro para o passeio de turistas e nativos. A nova estrutura também irá proporcionar o incremento de iniciativas que valorizem a produção artesanal, agrícola e cultural das comunidades remanescentes dos quilombos.
A liberação dos recursos pelo Ministério da Integração Nacional, segundo o deputado Joaquim Beltrão, deverá ocorrer o mais rápido possível. “O senador Renan, que foi quem sugeriu a emenda à nossa bancada, sabe, como ninguém, fazer esse tipo de articulação junto ao ministério e viabilizar a liberação da verba e a imediata alocação dos recursos para garantir a execução das obras”, completa.
Transformação
O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, o Kil (PTB), vibra com a aprovação da emenda e com a transformação socioeconômica que os recursos vão proporcionar ao seu município, assegurando vida própria não apenas ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, mas à sua cidade e a toda a Região da Zona da Mata de Alagoas.
Primeira Edição
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!