Na ocasião, esteve presente a coordenadora do Fundo Especial para o Registro Civil (FERC), Conceição Leão, junto secretária do Comitê Gestor Estadual para Erradicação do Sub-registro e Ampliação da Documentação Básica, Josilene Lira.
Segundo Conceição, esse trabalho serve para aproximar o cidadão dos seus direitos, “o trabalho está sendo realizado em vários municípios do Estado”, disse. A coordenadora ressaltou a importância das parcerias do Governo Federal, Estadual e Municipal, como também do Poder Judiciário, na instalação destes postos. “Praticar a cidadania, para que todos tenham o registro e sejam efetivos cidadãos”, concluiu.
A secretária do Comitê Gestor, Josilene Lira, disse que a unidade do cartório dentro do Hospital, vem facilitar o que já é lei – A gratuidade da certidão de nascimento e a garantia das políticas públicas a todos os cidadãos. “A mãe que tiver seu filho já saí com ele registrado do Hospital, combatendo dessa forma o sub-registro”, observou Josilene.
Com essa inauguração, já são 28 postos interligados em hospitais do Estado, através do convênio entre o governo federal e estadual.
Para a diretora do Hospital São Vicente de Paulo, Edvane Calixto, a instalação do posto interligado é um ganho importante para a população da Região da Mata. “O cidadão só existe com a certidão de nascimento, esse posto é um acesso mais próximo a população”, disse.
Presenças
Também participaram da inauguração do posto de cartório interligado, a Secretária Municipal de Saúde, Rimelc Pontes, funcionários do Hospital São Vicente de Paulo e o Registrador do Cartório de Registro Civil de União dos Palmares, o jornalista, Antonio Aragão Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!