Pages

domingo, 7 de outubro de 2012

Minhas lembranças da antiga Rua José Domarques

  
Venho escrevendo aqui no blog algumas lembranças da minha infância e adolescência. As últimas postagens sobre minhas memórias foram dedicadas ao Distrito de Rocha Cavalcante, onde morei por alguns anos. Quando minha família veio morar em União dos Palmares, nos mudamos para a rua José Domarques (atual avenida Dr. Antonio Gomes de Barros) e vivemos na mesma casa, desde então.

Uma das lembranças mais forte do lugar eram as brincadeiras na esquina da rua onde se tem a Pátio Veículo e do outro lado a Drogaria Zumbi dos Palmares. Mesmo senda a rua de acesso ao Hospital São Vicente de Paulo era muito tranquilo. Jogando bola, aprendendo a andar de bicicleta ou andando ninguém era interrompido por carros ou motos, como vemos hoje. A rua era muito calma, aliás toda União era calma em relação veículos.

Hoje, a rua é a principal saída e entrada de veículos em nossa cidade e tem um comércio forte com lojas de vários segmentos. Especula-se que a Caixa Econômica abra uma agência na rua, o que pode aumentar mais o fluxo de carros e pedestres.

Voltando a antiga rua "calma", tinha um trecho em que mães e responsáveis por crianças não gostavam de encontrar os pequenos lá, o local era onde hoje tem a Praça Santa Quitéria, o lugar era lixão e passava um esgoto a céu aberto. Quando foi construída a praça na gestão do ex-prefeito Iran Menezes é que vemos o quanto o local ficou bonito e atrativo para todos.

Quando não estava na rua, eu e os amigos brincávamos nos nossos quintais, todas as casas tinham quintais grandes. Muitas das casas não tinham cercas e não ter uma divisão parecia um sítio dentro da cidade, neles tínhamos vários tipos de frutas, muitos moradores a exemplo de meu pai plantava inhame, macaxeira e alguns tipos de verduras. As residências que não se tornaram comércio ainda tem esses quintais. 

A gente ver a principal modificação da rua/avenida que é a mudança de residências para a chegada do comércio. O tráfego intenso, o barulho dos carros de propaganda, as manifestações de todo tipo que passa aqui, só nos faz lembrar da rua que as crianças brincavam, que os vizinhos ficavam conversando nas calçadas, noite adentro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!