O turismo em União dos Palmares parece um banguê. Tem uma produção
restrita, é retrógrado e só funciona duas vezes, no máximo, por ano,
durante a festa da padroeira Santa Maria Madalena, em janeiro, e no
período da Consciência Negra, em novembro. No entressafra, exceção para o
mês de junho onde acontecem as festividades juninas, nenhum outro
evento chama a atenção para o município. Sobra, no entanto, um vácuo
inquietante.
Aqui, ninguém vive efetivamente do da indústria turismo, apesar do apelo
histórico icônico do Quilombo dos Palmares, dos versos de Jorge de Lima
e folguedos populares que minguaram ou desapareceram. Nossos artesãos
passariam necessidade se não tivessem outras fontes de renda além do seu
trabalho artístico, como é o caso de Dona Irinéia e seu Antonio, que
pude conhecer de perto há poucos meses.
O município ao longo de tanto tempo não se preparou sequer para receber
os turistas. Só depois de longa espera a Casa do Poeta Jorge de Lima e a
Casa Maria Mariá foram reformadas e abertas ao público. Não há um
espaço adequado para outro tipo de atração que não seja um "mega show",
como um centro cultural, com auditório para exibição de peças de teatro,
apresentação de dança, para ministrar oficinas etc. Explorar as
manifestações artístico-culturais de um lugar é crucial para que as
chaminés não-poluentes do turismo funcionem a todo vapor.
Mas, como a responsabilidade não é exclusividade do poder público, a
iniciativa privada também peca e muito. A começar pelo mais simples, a
recepção, em geral, deselegante, desagradável e tantas vezes confusa. É
muito comum adentrar num local e sequer receber uma saudação formal ou
então esta vem acompanhada de uma expressão azeda, do tipo "Estou
descontando meu ódio a este emprego subalterno em você". Isto sem contar
aquele tipo de gente que, talvez já muito rica, atende mal ao cliente
sem rodeios.
E pra ser direto, conto um episódio recente, ocorrido no quinto dia
deste 2013 "auspicioso", que retrata bem o azedume palmarino.
Recebemos a visita de parentes que vieram de longe a veraneio pelas
terras das Alagoas. Como moramos numa casa modesta cuja atração
principal é a mangueira que nos garante um janeiro quase todo de suco
natural de seus frutos, decidimos levá-los ao autointitulado "melhor"
local do estado em termos de comer, banhar-se em piscina e ver a
natureza.
Logo na chegada nenhum bom dia, nenhum ato de cordialidade, nenhuma
informação além de preços. Cara feia e tom de voz houve fartamente e
após conseguir encontrar as informações básicas, fomos desfrutar o
ambiente. Procuramos uma posição à sombra, de pronto fomos impedidos de
colocar as mesas em determinado local, daí até encontrarmos, sem ajuda
do servidor, um local que não incomodasse os demais clientes (éramos um
grupo de mais de 10 pessoas incluindo crianças) demorou-se alguns
minutos. Havia um mau cheiro pairando (depois de um tempo procurando,
meu primo descobriu que era um coelho morto) e seguidas vezes reclamamos
e nada foi feito, como também foram ignorados alguns pedidos de bebidas
e petiscos.
Hora do almoço. Uma moça bem mais atenciosa que o seu colega foi a
exceção do dia. Atendeu-nos com toda a formalidade e atenção devida. As
refeições, no entanto, foram entregues em desordem. Chegou a de todos
menos a dos meus tios. Todos comemos e o prato deles sequer havia
chegado à mesa. Reclamação vai, reclamação vem, até que um dia a
refeição chegou. Isso tudo num dia de pouco movimento.
E lá fomos nós pagar a conta. "É lá na recepção, senhor". Descemos até o
indicado. A moça azeda que nos informara os preços ainda aguardava em
seu posto. Pediu os números de cada pulseira o que gerou uma comanda
para cada pessoa que interpelou os servidores. E haja tempo até que
fosse calculado cada despesa e, como cereja do bolo, ainda se
equivocaram em algumas cobranças, aí para estornar haja mais tempo...
Proporcionalmente, gastamos mais tempo pagando entrada, esperando os
pedidos e pagando-os do que aproveitando o local.
Ninguém fez muita questão de nos tratar bem, não houve uma ponderação. E
eu, como cicerone, senti-me constrangido. Lamentável que o "melhor"
tenha um tratamento tão sofrível à clientela.
Então, o recado é bem prático: antes de pensar nalguma melhoria da
estrutura física da sua loja, restaurante, bar etc., senhores
comerciantes, invistam na educação de seus funcionários e tratem-nos com
respeito, pagando-lhes o salário justo, com carteira assinada, para que
eles deflagrem um sorriso verdadeiro ao atender seus clientes daqui ou
alhures. Sejam profissionais, senhores.
A atividade turística em União dos Palmares não depende só dos esforços,
até agora, incipientes do poder público, engloba o setor privado e a
população. Todos precisam se envolver afetivamente com nossa história e
riquezas imateriais, como salientou, em artigo publicado no mesmo dia
que sucederam os fatos relatados acima, no caderno Saber da Gazeta de
Alagoas, a pedagoga Cristina Rocha* (clique aqui), que visitou a Serra da Barriga há poucos dias. Caso contrário, permanecerá a mediocridade de sempre. Nunca se tornará usina.
Blog 10inquietos
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