A cada ano a emoção é maior entre os fiés de Santa Maria Madalena, multidões de católicos se reunem nas procissões dos meses de janeiro e fevereiro, quando acontece os festejos da padroeira de União dos Palmares. Devotos de todo país se programam para vir à cidade para acompanhar as missas e os eventos sociais que acontecem na cidade, muitos são palmarinos ausentes que vêm encontrar familiares e amigos.
Esse ano a coordenação dos festejos ficou a cargo do Padre Marcone Nunes, que chamou alguns paroquianos comprometidos com a igreja para participar das várias categorias que se compõe os eventos religiosos e culturais. Infelizmente, durante toda a organização para realizar a festa e no decorrer desta, ocorreram vários boatos envolvendo o Padre Marcone Nunes que foi alvo de comentários mentirosos. Muitas dessas mentiras diziam que o pároco queria mudar os rumos da festa que esse ano completou 178 anos. A rede de boatos expalhava que o padre queria diminuir o número de dias da festa, que as atrações artísticas seriam só religiosas, que a procissão do mastro sairia da Serra da Laje e tantos outros.
A cada missa o padre desmentia os tais boatos mostrando aos fiés onde estava a verdade e deixando a população a par dos acontecimentos da festa. Ninguém sabe se essas mentiras foram o motivo da sua já anunciada saída como pároco de União dos Palmares.
Parém, sensato, feliz e de cabeça erguida com a sua contribuição na fé dos palmarinos, Padre Marcone esteve acompanhando a procissão da imagem de Santa Maria Madalena e mais 18 santos pelas ruas de União. Numa demonstração da fé popular, devotos "pagam" suas promessas vestidos à caráter, com tijolos na cabeça, descalços renovando a cada ano sua fé na intercessão de Santa Maria Madalena.
Acompanhando ou esperando a procissão passar, os fiés rezavam, faziam pedidos, tentanvam e se expremiam para carregar, tocar na charola da padroeira ou simplestmente pegar um flor. Tudo faz parte do devoconário popular para demostrar o amor à Santa Maria Madalena.
Mais fotos AQUI
Fotos Eliana Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!