A Serra da Barriga é um patrimônio mundial. foi lá que se gritou mais forte o "sou livre". Onde se buscou a verdadeira liberdade. Liberdade essa que foi tirada a força. Algo que não podemos esquecer. Para que não a ser repetido.
Na Serra da Barriga moraram negros, brancos e índios. Todos que fugiam dos engenhos buscavam refúgio no quilombo.
Anos se passaram e hoje, esse lugar sagrado para os que praticam a Religião Africana, ou não, é tema de vários debates, estudos, oferendas e visitas. Ao tempo também que já inspirou filmes e novelas sobre os personagens que viveram lá.
Quem visita o lugar se deslumbra com a vista dos vários mirantes da serra. A paz que o lugar ostenta também vale a pena ser sentida. O local como sabemos tem uma infraestrutura pequena, começando pelo acesso. E a falta de outras atividades no platô, como peças teatrais, vendas de souvenirs, trilhas ecológicas, etc). Por outro lado, o restaurante já está funcionando, mesmo não tendo uma divulgação maior.
Serra da Barriga, que antes era a casa dos negros fujões, tem que ser motivo de orgulho de cada palmarino. Temos que bater no peito e falar alto "A Serra da Barriga É Minha. É Sua. É Nossa!!!"
Click nas fotos para ver em tamanho maior
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!