Pages
Início
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Meu 1º ano como Professor!
Quando fui apresentado aos alunos pela primeira vez como professor de Geografia através do também professor Edvaldo Silva, confesso que estava mim sentido desconfortado, mas tentei não demonstrar que estava iniciando na minha vida este belo ofício.
Aos alunos do 6º ano A, falei um pouco de mim e comentei o que poderia ajudar no aprendizado deles e a importância de rever o conteúdo estudando nas suas residências. Os três anos entrevistando no Programa Mesa Z e as entrevistas do blog me ajudaram a interagir com os alunos fazendo perguntas a eles para depois começar falando sobre a matéria.
Acredito que ser professor é uma realidade muito difícil e assustadora quando deparamos no dia a dia com os problemas de uma instituição escolar, com a realidade dos próprios alunos que até é natural tanta ansiedade e eletricidade que querem viver nesses tempos de internet, além disso, cada aluno vem com valores recebidos dos pais e do próprio meio em que vivem e se relacionam.
Na primeira semana fui conhecendo as seis turmas que eu iria lecionar na Escola Municipal Dr. José de Medeiros Sarmento na Pindoba I, zona rural de União dos Palmares. A cada entrada nas respectivas salas um friozinho na barriga e curiosidade de saber quem eram eles.
Com os passar dos dias o medo/vergonha/timidez vão embora porque não dá mais tempo para esses sentimentos, o negócio agora é preparar os assuntos da disciplina para as diferentes séries, preencher cadernetas, pesquisar e estudar os conteúdos.
Como marinheiro de primeira viagem os problemas que iam aparecendo eu ia pedindo socorro a direção, os companheiros de profissão da escola e do circulo social. Aos poucos os dragões vão se tornando ratinhos e você mesmo sabe resolver as coisas e no final do ano letivo me deparo dando conselhos.
Fazendo um balanço dessa “viagem” eu digo que foi uma das coisas mais sensacionais que aconteceram em minha vida, mesmo trabalhando tantos anos nas feiras livres/comércio de tecidos, os anos da Usina Laginha, o período na Farmácia Popular do Brasil; leciona é mais intenso, é mais amplo, é mais trabalhoso, é mais gratificante.
Tive a sorte de cair em uma comunidade escolar especial, como em qualquer lugar tem seus problemas e suas qualidades e, as qualidades são maiores começando da turma de apoio, dos colegas/amigos professores, alunos e direção.
Por fim, na última semana outros sentimentos se aproximaram, na hora da despedida disse “Como não amar esse bando de BAGUNCEIROS”, risos, água nos olhos. E aquela sensação desagradável da primeira semana. Pois é, valeu sim, a experiência.
Que venha 2014!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!