Saiba quais são os erros mais comuns cometidos no ambiente educacional e aprenda com eles
Educar é um processo complexo, que envolve diversas etapas e habilidades construídas ao longo da carreira profissional. Assim como em qualquer outra profissão, um educador também pode falhar em alguns momentos, mas o importante é que ele tenha a consciência dos seus erros e saiba aprender e evoluir com eles. Confira a seguir falhas comuns que professores podem cometer ao longo de sua carreira e aprenda como lidar com elas:
1 - Indolência (Preguiça)
Definida muitas vezes como uma característica comum entre os alunos, a preguiça também pode afetar os professores. Muitos deles sentem-se desmotivados a planejarem as suas aulas ou elaborar um diário de classe, por exemplo. Dependendo do caso, o educador pode procurar um especialista para ajudá-lo a descobrir a causa do seu desânimo, que pode estar ligado a algum problema de ordem pessoal, por exemplo.
2 - Exagero (Gula)
Muitos professores têm o hábito errado de transmitir um excesso de conteúdo, provas e lições aos alunos. Trata-se de uma atitude que irá prejudicar a classe,
tornando-a exausta e menos produtiva. Cobrar uma enorme quantidade de
tarefas dos estudantes não significa que eles estejam aprendendo mais. Quantidade não pode não ser indício de qualidade.
3 - Agressividade (Ira)
Um bom professor nunca deve tratar os seus alunos de uma maneira agressiva,
por mais que esteja irritado ou não consiga a atenção da turma durante a
aula. Caso os alunos não estejam cooperando, cabe ao professor tomar
uma atitude racional, conversando com a classe e investigando a possibilidade de um descontentamento por parte dos estudantes.
4 - Petulância (Soberba)
Um bom educador não deve se colocar acima dos alunos ou colegas de trabalho,
considerando-se superior aos demais. Há sempre algo novo para aprender
com as outras pessoas, e dificilmente o profissional irá ter domínio de
todos os assuntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!