… “inexiste um consenso, mesmo no plano formal, a respeito da matéria tratada pela Geografia.” (Moraes, p.37)
Está vinculada a formação do aluno, é ferramenta fundamental para
ajudá-lo a entender a realidade do mundo em que vive interpretar, as
relações entre a sociedade e o meio físico, demonstrar como uma cidade,
estado, região ou país, chegou a ter aquela paisagem e realidade.
“Esta disciplina sempre pretendeu construir-se como uma descrição
da Terra, de seus habitantes e das relações entre si e das obras
resultantes, o que inclui toda ação humana sobre o planeta.”
(Santos,p.18)
É importante que o professor de Geografia, utilize a realidade, em
que está localizada a escola, para ensinar o solo, a vegetação, a
hidrografia, o clima, e todos os fatores físicos, do local.
A história da região, a formação populacional, a formação cultural,
sócio econômico e política, são fatores a serem estudados com os alunos,
para que juntos, professor e alunos, possam chegar a conclusões sobre a
sua realidade geográfica.
A Geografia, assim como a História, a Filosofia e a Sociologia são
ciências, formadoras de opinião, muito importantes para ensinar o aluno a
pensar, e a conhecer melhor os diversos tipos de discursos e seus
interesses.
A geografia como ciência social, tem a preocupação de entender o
espaço em sua dimensão social de construção. Nesse sentido, o papel da
geografia escolar é de pensar este espaço com o aluno.
“Poucos países, no mundo moderno, possuem problemas educacionais tão graves como o Brasil” (Fernandes, p.192)
“Poucos países, no mundo moderno, possuem problemas educacionais tão graves como o Brasil” (Fernandes, p.192)
Fonte: Uni Colégio
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