Em União dos Palmares o Narrativas em Movimento transformou a fachada da Casa do poeta Jorge de Lima numa tela de 9 metros de altura e 34 metros de largura.
Ao todo foram exibidas seis sequências criadas pelos artistas visuais e animadores Weber Salles Bagetti, Werner Salles Bagetti, Ulysses Lins e Daniel Antunes. O conteúdo audiovisual foi elaborado para expressar os principais aspectos da cultura da cidade, que sediou o Quilombo dos Palmares, considerado por estudiosos o mais duradouro e mais organizado refúgio de negros escravizados das Américas.
Assim como a poesia do palmarino Jorge de Lima, a Serra da Barriga e o líder Zumbi foram destaques nos vídeos, mas a apresentação também trouxe o olhar dos jovens artistas da cidade, como é o caso do grupo União DMCS, que cedeu uma composição inédita especialmente para a ocasião, e da poeta Rosimeire Bernardo da Silva, que cedeu seu texto “Serra da Barriga”, uma releitura do poema de mesmo título escrito por Jorge de Lima.
As narrativas também retrataram poeticamente o simbolismo dos orixás e a padroeira da cidade, Santa Maria Madalena.
Uma surpresa foi reservada para o final da apresentação.
O grupo Maracatu Baque Alagoano iniciou seu show diante da casa Jorge de Lima, ainda iluminada pela projeção. A mistura dos tambores com o espetáculo de luz e imagens arrebatou o público, que reagiu com aplausos ao belo momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!