Interesses e aptidões ligados ao setor, possibilidade de crescimento, estabilidade e bom salário. As motivações por trás da escolha de uma profissão podem ser muitas, assim como as opções são inúmeras: engenheiro, advogado, dentista, médico, professor.
Quando falamos da área da educação, essa lista se expande e ganha novos contornos. O que leva alguém a se tornar professor? Realizar um sonho, vontade de compartilhar conhecimento, transformar a vida de outra pessoa, contribuir com a construção de um mundo melhor… Parecem boas razões, não?!
Mas a gente sabe que não basta um diploma debaixo do braço para se dar bem na carreira. Além de conhecimento, o que é preciso para ser um bom profissional? Duas professoras nos dão ótimas dicas.
Características importantes de um bom professor:
- Compromisso com a formação do aluno
- Profundo domínio do assunto das aulas
- Boa comunicação
- Facilidade de se relacionar com outras pessoas
- Criatividade
- Paciência
- Mais um pouco de paciência
- Além, claro, de amor à educação
Você precisa estar preparado para:
- Planejar o processo de ensino-aprendizagem
- Selecionar e preparar o conteúdo da disciplina
- Manter-se atualizado sobre metodologias de ensino
- Acompanhar avanços tecnológicos
Novos caminhos na área da educação
O mercado de trabalho hoje vai além das oportunidades na educação formal mais tradicional. Com a expansão de cursos EAD, por exemplo, ganha destaque o papel do tutor – um professor que atua como mediador e orienta o aluno a distância. Outras possibilidades são cursos de formação continuada, extensão universitária, programas de treinamento em empresas e cursos abertos com conteúdos desenvolvidos pelo próprio professor.
Fica aqui o reconhecimento e a gratidão a quem, com seu trabalho, contribui para a formação de melhores profissionais e cidadãos.
FONTE: IGUATU.NET
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!