Arte, história e natureza. A união dessas três palavras compõe um dos
cenários mais encantadores de Alagoas. A Zona da Mata de Alagoas
engloba diversos atrativos ricos em cultura e beleza, sendo um dos
roteiros turísticos mais completos do Estado.
Nela, podemos destacar a Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, em São
José da Laje. Considerada uma Reserva Particular de Patrimônio Natural
(RPPN) desde 2007, a área é totalmente voltada para o reflorestamento e
conservação da Mata Atlântica. A RPPN promove a educação ambiental
através de atividades científicas, culturais e recreativas, além de
desenvolver atividades econômicas que não comprometem o equilíbrio
ecológico da área.
Ainda em São José da Laje, é possível realizar o “Roteiro Integrado
da Civilização do Açúcar”, que inclui a visita à Usina Serra Grande, uma
das mais antigas de Alagoas e pioneira no trabalho de conservação da
Mata Atlântica. No terreno da usina, encontra-se ainda um museu que
expõe objetos e fotografias do início do século passado.
No começo de abril, jornalistas e receptivos turísticos, a convite da
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur),
conheceram os atrativos da região. Para a secretária de Turismo de São
José da Laje e administradora da RPPN Osvaldo Timóteo, Jacineide Maia, o
destino vem ganhando notoriedade graças às ações de promoção
desempenhadas.
"Disponibilizar a oportunidade de apresentar os atrativos e promover o
destino é uma iniciativa louvável. Com isso, podemos incrementar o
produto e possibilitar a permanência do visitante por mais tempo, além
de criar um vínculo com o turista. Propostas como essa, trazem a certeza
que estamos no rumo certo", comemorou.
Guia de turismo desde 2005, Fábio Bezerra recepciona os visitantes
pela operadora WS Receptivo. Para ele, é de suma importância conhecer
mais sobre pontos turísticos espalhados pelo Estado.
"Alagoas é um Estado muito rico e que apresenta com atrativos que
englobam cultura, história, aventura. Muitos desses atrativos já são
produtos prontos, faltando pequenas adaptações para incluir novas rotas,
é o caso da Zona da Mata de Alagoas. Todos esses atrativos causam em
nós uma sensação de pertencimento e de orgulho. Para nós, isso é
fundamental!", disse Fábio Bezerra.
O estudante Felipe Miranda, de 22 anos, sentiu o bom momento e
resolveu investir na região. Em 2015, montou a Ecoexcursão, uma empresa
que promove passeios e trilhas na Zona da Mata. Segundo Felipe, a
empresa organiza dois passeios em média por mês, com cerca de 30
integrantes cada.
“Eu e meu e meu sócio percebemos o aumento da procura por esse
segmento e resolvemos aproveitar a tendência. Procuramos sempre oferecer
a oportunidade de o turista conhecer e vivenciar a aventura e a beleza
de lugares como as cachoeiras de Tiririca (Murici) e do Anel (Viçosa).
São experiências únicas, que valem muito à pena e reforçam o nosso amor
pelo Estado”, afirmou Felipe Miranda.
A rota intitulada “Caminhos da Liberdade” também engradece a região e
traz à tona toda a história do povo quilombola e sua cultura, sobretudo
durante a visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares. O parque faz
parte da zona rural de União dos Palmares e representa a luta daqueles
que viveram na Serra da Barriga, mais precisamente no Quilombo dos
Palmares, principal ponto de resistência contra o regime escravocrata no
Brasil.
Em União dos Palmares, além do parque, encontra-se a comunidade
quilombola Muquém, bastante conhecida pelo seu artesanato. Com
características próprias, os traços presentes nas peças de barro
retratam a tradição dos moradores do povoado e ganham o mundo pelas mãos
de turistas e colecionadores.
Recentemente, durante as ações do Governo Presente, a Gerência de
Design e Artesanato da Sedetur entregou três placas de sinalização do
projeto Alagoas Feita à Mão nas casas dos artesãos do Muquém. A
aplicação das placas pretende identificar, agregar valor e tornar o
local marcado para o turista que passar pela região.
“Alagoas possui um imenso potencial turístico. Para consolidá-lo
ainda mais, temos apostado em estratégias como a divulgação dos destinos
nos principais mercados emissores, com presstrips, famtours e contato
estreito com a mídia e com os receptivos turísticos. Além disso,
investimos na valorização do nosso artesanato. Promovendo esse segmento,
criaremos uma fonte de renda consolidada para essas famílias e
enalteceremos a arte e a história do nosso Estado”, afirmou o secretário
de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.
Fonte: Cada Minuto
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