“Ensinar online em um ambiente digital é algo que veio para
ficar”, diz Bill Bergman, professor da universidade Richmond Robins
A dinâmica da sala de aula passou por mudanças nos últimos
anos, com o aumento da presença de novas tecnologias no cotidiano dos
estudantes. As mudanças nem sempre ocorrem de modo mútuo – a presença das novas
tecnologias ainda é maior no uso pessoal dos alunos do que como uma ferramenta
de ensino adotada pelos professores.
Na universidade de Richmond, na Virgínia, o professor Bill
Bergman fez um experimento de adoção do uso típico que os alunos fazem das
novas tecnologias, aplicando na criação de uma sala de aula online para a
disciplina de Marketing Digital.
O projeto, que durou cinco semanas durante o período letivo
adicional nas férias deste ano, aumentou a participação dos alunos, gerou
discussões mais produtivas e elevou as notas dos alunos.
Em entrevista
exclusiva à Gazeta do Povo, Bergman falou sobre os resultados da
experiência. Confira:
Como surgiu a ideia de levar as discussões para uma
plataforma digital? Que tipos de problemas essa mudança visou resolver?
O chefe do meu departamento me perguntou em janeiro se eu
estaria interessado em lecionar uma disciplina online de Marketing Digital
durante as férias de verão, como eu havia feito no ano anterior e como faço
durante o semestre regular. Nós dois pensamos que Marketing Digital seria a
disciplina ideal para ser ensinada online. Ao invés de falar sobre questões de
marketing digital em um ambiente de sala de aula, ensinar online ofereceu um
meio perfeito para demonstrar aos alunos como isso funciona em um ambiente mais
prático. A teoria de Marketing Digital é entendida melhor quando pode ser vista
empiricamente, em vez de ser discutida em uma sala de aula tradicional. Também
acreditamos que teria maior interesse dos alunos em uma disciplina online,
comparado a uma disciplina ministrada no campus. Tínhamos 20 alunos na
disciplina online nesse período, e outros 12 estavam na lista de espera e ao
conseguiram vagas, em comparação a apenas nove alunos matriculados na
disciplina tradicional no período anterior.
Há um método específico para ensinar em uma disciplina
digital? Quais são as diferenças para uma sala de aula tradicional?
As instruções precisam ser mais organizadas para uma
disciplina digital do que para um ambiente tradicional. Já que os alunos não
podem levantar a mão para fazer perguntas, uma sala de aula digital precisa ser
muito bem organizada. Os alunos precisam de um currículo detalhado que define
cada lição, datas de entrega, notas... Nada pode ser deixado em aberto. Além
disso, salas de aula digitais ficam abertas 24 horas por dia. Um instrutor
online precisa entender que os alunos estão participando em horários diferentes
e isso exige a atenção do instrutor em horários diferentes do dia e da noite,
ao contrário de se dedicar simplesmente durante uma aula de 1 ou 1,5 hora em um
ambiente tradicional. Isso não significa que o instrutor precisa estar
disponível o tempo todo; apenas significa que ele precisa acompanhar mais do
que o normal.
Quais mudanças você observou na participação e no desempenho
dos estudantes? As suas notas foram afetadas pelas mudanças?
Os estudantes participaram mais na disciplina online do que
em uma sala de aula tradicional. Foi perceptível imediatamente. Os 20 alunos da
turma eram surpreendentemente participativos. Eles fizeram mais mil postagens
no nosso grupo no Facebook durante as cinco semanas de aula. Em comparação com
os meus alunos do período tradicional, os estudantes da turma online
conseguiram demonstrar um conhecimento igual ou maior dos conteúdos do
currículo. O fascinante foi o quanto os alunos online conseguiram ensinar os
próprios colegas sobre os conteúdos apenas postando exemplos de tópicos que
discutimos a cada semana. Eu percebi que os alunos interagiram uns com os
outros de modo muito melhor do que na sala de aula tradicional. Isso levou a mais
trocas e a uma experiência acadêmica e desempenho melhores. As notas da turma
online foram um pouco mais altas do que da turma tradicional.
Você notou alguma diferença no seu trabalho – diferenças no
ensino ou pesquisa depois do experimento?
Com certeza! Apesar de terem se passado poucas semanas desde
que a disciplina terminou, eu já estou considerando mudanças de ensino para a
minha turma regular no próximo semestre. Eu com certeza pretendo usar uma
plataforma digital ou mídias sociais, como um grupo privado no Facebook,
durante o semestre para permitir aos alunos compartilharem informações sobre os
tópicos das aulas. Além disso, estou considerando usar aulas virtuais e vídeos
ocasionalmente para substituir algumas aulas presenciais durante o semestre. Depois
desse período, eu acredito que o melhor uso do ensino online é um “híbrido” que
mistura aprendizagens tradicional e digital.
Quais foram as desvantagens do experimento? O que você faria
diferente?
Ensinar online foi muito mais difícil e exigente do que eu
esperava. Houve muito esforço em criar os onze vídeos que usamos durante as
cinco semanas, antes de o período começar. Entretanto, o comprometimento foi
maior do que eu esperava, quando percebi que os alunos participaram em horários
diferentes do dia. O meu desafio foi responder rapidamente para que eu pudesse
entrar em contato enquanto eles estivessem online e assim pudéssemos ter um
diálogo de aluno e professor. Eu percebi que o período mais ativo foi das 22:30
à 1:00, de segunda a sexta. Isso atrapalhou o meu cronograma normal de descanso
por cinco semanas. Além disso, eu passei uma avaliação por semana para ser
entregue à meia noite de sexta. Essas avaliações eram compostas de um texto
curto e eu dei as notas no sábado para que os alunos pudessem deixar para trás
as tarefas da semana anterior e seguir em frente. Eu não faria muita coisa
diferente, exceto tentar achar um jeito melhor de testar os conhecimentos dos
alunos. Isso é muito difícil porque provas tradicionais podem não ser a melhor
opção de avaliação. Ver os alunos participarem online me deu uma ferramenta de
avaliação melhor do quanto cada um deles estava aprendendo em comparação com
uma prova escrita.
De modo mais geral, como você avalia esse método de ensino e
aprendizagem para o sistema educacional?
Ensinar online em um ambiente digital é algo que veio para
ficar. Conforme os custos do ensino superior continuam a crescer de modo
descontrolado, a educação online oferece um custo benefício melhor para levar a
sala de aula até mais pessoas pagando menos. Entretanto, o que é mais
significativo é que as disciplinas online são ministradas em uma plataforma em
que os alunos se sentem mais confortáveis se comunicando, ao contrário do
ambiente intimidante de uma sala de universidade. Não acredito que algo vai conseguir
substituir a interação entre um professor e um aluno em uma sala de aula
presencial ou uma interação individual nos horários de assistência do
professor. Mas eu também não acreditava que eu poderia ler notícias todos os
dias em qualquer coisa que não fosse um jornal de papel nas minhas mãos.
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