Elaborar a partir do texto de
Monteiro Lobato uma proposta pedagógica explorando o processo de Educação
Cartográfica.
Polo: São José da Laje
Aluno:
José Marcelo Pereira da Silva
Texto utilizado: O Sitio
de Dona Benta.
Conteúdo a ser explorado: Cartografia.
Público alvo: turma de 6º
ano do ensino fundamental II
Material necessário: Data
show, texto xerocado, folha sulfite, cartolina, lápis, régua, lápis de cor,
entre outros utilizados pelos alunos.
Objetivo geral:
*Compreendera
importância que a cartografia tem para a Geografia nas informações que a mesma
oferece nos mapas ajudando a perceber melhor os espaços geográficos.
Objetivos Específicos:
*Entender a relação entre a
superfície real e as representadas em carta / gráficos;
*Adquirir noções de cartografia
no Ensino Fundamental II, já que os alunos não recebem essa base no Ensino
Fundamental I sobre a utilização da cartografia;
MOMENTOS PLANEJADOS
1ºMomento:
*Aula expositiva com uso de
diversas cartas / imagens sobre
cartografia;
*Identificar dúvidas e possíveis
dificuldades quanto ao entendimento sobre cartografia;
*Elaboração de exercícios de
compreensão.
2ºMomento:
*Recebimento das atividades
realizadas pelos alunos, analisando as dúvidas e dificuldades diagnosticada
durante a correção;
*Leitura compartilhada da obra “O
sito de Dona Benta”, de Monteiro
Lobato;
*Analisar juntamente com os
alunos, as características do ambiente vivido no livro; *Dividir
os alunos em grupos onde eles possam realizar as tarefas propostas pela aula de
cartografia;
Desenhar sitio através da
produção de um mapa. Usando matérias como régua, cartolina, lápis entre outros
para a realização do trabalho solicitado.
*Auxiliá-los quando solicitada.
3ºMomento:
*Coordenar os discentes nos seus
respectivos grupos, onde eles possam mostrar seus trabalhos aos demais colegas
de sala e assim, debater seus conhecimento já adquirido;
*Observar o entendimento de cada
grupo quanto ao domínio da cartografia;
4ºMomento:
*Observar de forma individual o
conhecimento adquirido pelos alunos;
*Solicitar aos educandos um mapa
mental tendo como ponto de partida sua residência até a escola. Observando as
distâncias percorrida por ele/a.
*Trabalho elaborado em folhas
sulfite entre outros.
5ºMomento:
*Socialização e exposição dos
trabalhos individuais
Avaliação:
*Observação da participação
individual;
*Correção e notas das produções realizadas em grupos e individual.
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