Pages

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sociedade CiviI Discurte Violência no I Fórum do Movimento União Pela Paz


Aconteceu nos dias 18 e 19, o I Fórum de Discussões Sobre Violência, organizado pelo Movimento União Pela Paz. O evento que foi apresentado na Câmara Municipal de Vereadores de União dos Palmares.

No primeiro dia de
discussão, o mediador foi o blogueiro Sérgio Rogério, estiveram presentes Pedro Montenegro, Ana Paula da Superintendência da Juventude, o comandante do 2º Batalhão de União, o Major André Araújo Silva, os juízes Igor Figuereido e Carlos Bruno, assim como representantes de sindicatos, associações diversas e membros do movimento.

Pela manhã o
palestrante Pedro Montenegro iniciou os trabalhos com os dados do mapa da violência no Estado de Alagoas. De acordo com o estudo a maioria dos homicídios cometidos no Estado, as vítimas são do sexo masculino, jovens e de cor negra. Ressalta ainda que Alagoas tem os maiores índices de violência voltados para os homens negros, mas é o Estado tido como melhor ocolhedor para homens de pele branca.

No decorre de sua apresentação Pedro Montenegro disse que pesquisas feitas sobre o horário de maior índice de crimes cometidos em
Alagoas, comprovam que a maior ocorrência é entre 12:00 ás 18:oohs, dado que fez derrubar o projeto de fechamentos de bares que funcionam a noite na capital. Disse ainda que não temos planejamento de ações voltadas para a segurança pública, e que hoje nossa estrutura é péssima e queremos pular para a condição ótima.

Finalmente, Pedro Montenegro pediu que não nos acostumarmos com as mortes
expostas pelas ruas das cidades.

O segundo
palestrante do dia foi o Géografo Carlos Eduardo Nobre (Visão Geográfica da Violência). Ele é professor da UNEAL, campus de União dos Palmares.

O professor fez leituras de especialistas na área da violência, e
explanação sobre as condições dos brasileiros menos favorecidos. Relata que é preciso entender o capitalismo e suas ações voltadas para o homem.

Hoje dia 19, o mediador foi o advogado Bruno Monteriro e as discussões tiveram um ponto em comum entre os
palestrantes, já que Marcelo Brabo, Antonio Casado e Amaro Jorge da Silva, falaram da importância do voto, os mesmos disseram que a escolha de candidatos sérios tem a maior probabilidade de melhores governos e posteriormente políticas públicas para toda a sociedade.

O representante do Conselho de Segurança Pública do Estado e
OAB, o advogado Marcelo Brabo disse também que o Estado tem que valorizar os profissionais da segurança, ter uma melhor infra-estrutura das delegacias, viaturas e aumento de homens nas ruas. Outras medidas para ele serão apenas paliativas. O advogado disse que essas mobilizações que vem ocorrendo em Alagoas é importante porque os cidadãos reinvidicam seus direitos.

Brabo, disse que se entristece por ver espaços como esse, se referindo a Câmara de Vereadores onde poucos comparecerem. Já o major Antônio Casado disse que viria aos próximos debates, mesmo sabendo que provavelmente o número de pessoas não passariam dos que se encontraram ontem e hoje no evento. Para ele poucos tem compromisso com coletivo.

Antônio Casado disse também desacreditar nas pesquisas que apontam o Estado de Alagoas como o mais violento do país, ao tempo que disse que a Fundação Gétulio Vargas, classificou o Bairro Selma Bandeira como o lugar mais seguro do Brasil. O Militar enumerou exemplos do porque o lugar, antes um dos mais violento da capital, hoje recebe o título de instituições como local seguro para a família, e finalmente que o envolvimento da comunidade é de tamanha importância, já que eles não deixam que os policias que hoje trabalham lá sejam transferidos.

Amaro Jorge da Silva representante da Secretaria da Paz, disse que a capital
Maceió em termos de cultura para os jovens se produz pouco, para ele a falta de cinemas, teatros, centros culturais e que esta falta pode ter relação com os índices do aumento da violência que estamos vivendo hoje. Iniciativas de cursos de fotografias, pinturas, grafites e incentivo ao esporte tiram as crianças e jovens do caminho das drogas, que é o principal motivo da violência.

Amaro Jorge também
parabenizou o Movimento União Pela Paz por essa iniciativa e, que possa trazer os estudantes e sociedade palmarina para esses encontros e sugeriu que o movimento não pare com as caminhadas, fóruns e palestras.




Click para ver maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!