Pages

sábado, 5 de outubro de 2013

Outro canal


PROFESSOR, UMA PROFISSÃO!!!

Quando estava me inscrevendo para fazer o vestibular, fiz para Licenciatura Plena em Geografia, ouvi de vários amigos que não deveria fazer o vestibular para professor e sim para alguma profissão mais importante! Me falavam que esses cursos eram feitos por pessoas que não tinham capacidade para passar no vestibular em uma área concorrida. Então, percebi que a grande maioria das pessoas que faziam o vestibular, para professor, tinham menos preparo que em outros cursos e em termos, de importância, os cursos de licenciatura eram considerados de segunda categoria. 

Fui aprovado para o primeiro período e chegando a universidade mais uma surpresa, grande parte das pessoas, que estavam fazendo o curso, eram pessoas com mais ou menos trinta anos de idade. Eram professores da Rede Pública Estadual e Municipal de Ensino que não possuíam o Nível Universitário. Com a posse do Diploma Universitário esses professores mudaram de nível e aumentarem seus salários. Eram pessoas que não se preocupavam com os estudos e inclusive faltavam muito as aulas, a preocupação era única e exclusivamente adquirir o Diploma!

Depois de terminado o curso fiz um concurso público para ocupar uma vaga para professor na Rede Estadual de Ensino. Foi quando descobrir um outro fato interessante, muitas pessoas fazem Curso Universitário para profissões ditas mais importantes (na realidade mais bem remunerada), tais como: Direito, Administração, Engenharia, Economista, etc. E se, por qualquer motivo, não conseguem exercer algumas dessas profissões passavam a exercer o magistério e se dizem professores.

Eles alegavam que apostavam em uma profissão considerada mais importante, e se não desse certo, passavam a exercer a profissão de professor! O mais interessante é que, nesta época, essas pessoas nem precisavam prestar Concurso Público para ocupar uma vaga no Serviço Público! Atualmente só é permitido ocupar vagas no Serviço Público  na Educação por intermédio de Concurso Público. 

Acredito que é por isso que as autoridades não valorizam a profissão de professor. Esta profissão sempre foi tratada como uma profissão de segunda categoria. Grande parte desses profissionais se pronunciavam assim: “eu faço o curso para economista, advogado, engenheiro, etc, e se não der certo eu vou ser professor!”.

Blog Carlos - Professor de Geografia. AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!