Dê o exemplo. Lembre-se
de que você é o professor. É importante que você seja uma figura
importante aos olhos dos seus alunos. Lembre-se de que eles te admiram e
irão tentar imitar seus modos. Se você for rude ou tiver atitudes
inapropriadas, os estudantes terão um modelo de comportamento impróprio.
É vital que os alunos te vejam como uma pessoa confiante, para que eles
sigam a sua liderança e se sintam bem confiando em você. Todos os
alunos, independente da idade, precisam de alguém em quem possam se
apoiar, admirar e confiar.
Tenha consequências bem definidas. Estabeleça
consequências específicas para quando as normas forem quebradas. Decida
quais serão estas consequências e então implemente-as de maneira
consistente. Elas devem seguir um modelo que comece com um sinal não
verbal (como apenas olhar para um aluno), indo para um sinal verbal
(pedir ao aluno para parar de conversar), passando por um aviso verbal
(se isto continuar haverá consequências) e chegando à aplicação da
consequência. Você é quem escolhe tipo de consequência, dependendo do
programa da escola. Muitos colégios têm um sistema de detenção (os
alunos detestam as detenções), ou talvez escrever redações, ou sentar-se
longe dos colegas.
Seja solidário. Bons
educadores criam relações sólidas com seus estudantes e demonstram se
importar com eles como pessoas. Eles são afetuosos, acessíveis,
entusiasmados e atenciosos. Esteja disposto a ficar na escola após o
horário de aula para ajudar os alunos ou para participar dos comitês e
atividades, e demonstre compromisso com a escola.
Estabeleça algumas regras básicas. Você
deve ter de três a cinco regras básicas. Estas são as normas que,
quando desobedecidas, dão motivo para o esquema de consequências
esboçado acima. Experimente deixar que a turma sugira tais regras: faça
com que os alunos discutam e escrevam ideias, pois isto contribui para
que eles sintam que são ouvidos e que você se importa com suas opiniões e
ideias. Ao mesmo tempo, você estará estabelecendo uma base diante da
qual eles serão leais, por a terem criado. Aja como um mediador para
garantir que as normas determinadas são adequadas. Algumas delas podem
ser, por exemplo, ficar quieto quando o professor estiver falando,
respeitar uns aos outros e terminar o dever de casa e de aula.
Tente manter um ambiente criativo.
Nunca desaponte seus alunos quando eles trouxerem problemas até você. Mesmo
que eles não estejam no programa escolar, tente ajuda-los usando a
Internet ou a biblioteca. Isto fará com que vocês dois ganhem um pouco
mais de conhecimento.
Faça perguntas sobre o básico antes de se aprofundar em um tópico. Deixe claro os pontos básicos que os alunos pareçam não conhecer.
Faça novas perguntas básicas à turma, em vez de perguntar sobre algo que foi ensinado hoje. Todos precisam de algum tempo para aprender.
Mantenha a paz dentro de sala de aula.
Crie uma competição positiva.
Seja esperto para desviar a atenção dos alunos de tudo que não esteja relacionado à aula.
Atraia o interesse dos alunos para o tópico em vez de mandá-los estudar.
Compreenda que todos os tópicos presentes no livro têm uma aplicação prática. Não se esqueça de discutir esta parte, pois ela é a mais importante.
Fonte: Semed de Matões
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