Pages

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Você sabe o que é compulsão alimentar? Por Saulo de Tarso Oliveira



Nos dias atuais a sociedade como um todo desenvolve grandes repertórios comportamentais dos sujeitos de ansiedade, bem como de cobrança de si de uma beleza adequada aos padrões uma vez cobrados e entre outros. 

A compulsão alimentar é desencadeada justamente por isso, o sujeito tem altos níveis de tensão de ansiedade, ou depressão, ou cobranças de si acerca do seu padrão de beleza e dessa forma desenvolve em alguns sujeitos a baixa autoestima.

Dentre esses e outros fatores, a compulsão alimentar pode ser desenvolvida em sujeitos que fazem a utilização de remédios como alguns ansiolíticos (diminuição da ansiedade) ou antidepressivos (que tem função de descarregar hormônios como adrenalina, noradrenalina e outros, no intuito da pessoa “sair” da depressão). 

Essa compulsão alimentar é assinalada pela grande ingestão de alimentos num curto período de tempo, que acontece com frequência, suponhamos duas vezes por semana, e num prazo de mais de seis meses, por exemplo.
 
Devido a alta ingestão de alimentos frequentemente e num determinado prazo, notoriamente essa compulsão desenvolve nos indivíduos a obesidade, tendo em vista que o mesmo não procurou um profissional da área, por exemplo, a fim de mudar esse repertório comportamental, bem como a não prática de exercícios físicos.

E como um sujeito em estado compulsivo se sente? Pode desenvolver nesse estado compulsivo o isolamento social devido auto depreciação da imagem, bem como a depressão, sentimento de frustração ou impotência por vezes não conseguir controlar-se e baixa autoestima.

E como se trata essa compulsão? A principio investigar a causa e o porquê da tamanha ansiedade, logo após pode ser montado um grupo multidisciplinar com nutricionista, psicólogo, educador físico e psiquiatra para reeducar esse sujeito a fim de que pratique exercícios físicos, reeduque alimentarmente e psicoterapia para resoluções de questões internas dessa compulsividade, e se necessário, inserção medicamentosa. 
 
Saulo de Tarso Oliveira
Analista Comportamental
CRP 15/4005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!