Como trabalhar a criatividade na escola? Podemos ensinar? É uma habilidade que já é atávica?
Acompanhe a entrevista com o Professor Alex Sandro Gomes e vamos abrir o debate.
Rioeduca: Por que a Criatividade é tão importante para a educação?
Alex
Sandro Gomes: Pois ela permite que se crie soluções que ainda não foram
pensadas. Mais importante que ensinar respostas é necessário
desenvolver as habilidades para formular perguntas e de criar soluções
possíveis. A criatividade entre nas duas habilidades.
Rioeduca: Será que todos nós somos criativos?
Alex
Sandro Gomes: Sim. A criatividade é um tipo de raciocínio. Algumas
pessoas podem ter habilidades mais desenvolvidas que outras, mas todos
temos uma versão dessa raciocínio e estamos sempre o evoluindo.
Rioeduca: A criatividade pode ser apreendida ou incentivado?
Alex
Sandro Gomes: Ela pode ser desenvolvida por meio de vivências,
desafios, dinâmicas, expressões. Sempre que somos solicitados a
encontrar uma solução para o que ainda não sabemos a resposta, entram em
ação raciocínios que combinam nossos conhecimentos anteriores. Quanto
mais relações e quão mais inusitadas forem as associações melhor para o
desenvolvimento da criatividade.
Rioeduca: Existem pessoas que já nascem criativa?
Alex
Sandro Gomes: Pode ser que sim, visto que parte do que conseguimos
fazer depender de nossa constituição física. Nascemos com inclinações
específicas e podemos dizer que algumas pessoas nascem mais inclinadas a
desenvolver com mais facilidades o raciocínio criativo.
Rioeduca: Qual seria o eixo estruturante de uma boa formação de professores para a criatividade em educação?
Alex
Sandro Gomes: Seria um eixo que estimulasse a produção de formas
distintas de expressão de conhecimentos. Ao construir uma ampla gama de
representações, as pessoas são naturalmente levadas e pensar sobre as
distintas propriedades entre os conceitos envolvidos. Os professores
precisam desenvolver habilidades para criar situações didáticas
distintas para ensinar um mesmo conceito. Na mesma direção, os
professores precisam desenvolver habilidades para planejar didáticas que
permitam relacionar conceitos tal qual são definidos em distintas áreas
do conhecimento. Assim eles estão ajudando os alunos a desenvolver
raciocínios por meio dos quais combinam elementos para propor como novas
soluções. Os seja, o professor precisa ajudar a desenvolver o
raciocínio criativo.
Rioeduca:
Pensando no professor criativo, como ele pode planejar as aulas,
sequências e cenários utilizando as técnicas de design?
Alex
Sandro Gomes: O raciocínio de design é uma forma estrutura em um
'método' do pensamento criativo. O método é uma estratégia de resolução
de problemas que permite lidar com uma grande quantidade de variáveis.
Ele ocorre em ciclos e passa por fases tais como: imersão, síntese,
ideação, prototipagem e avaliação. Para cada uma dessas fases são
conhecidas técnicas que ajudam na construção das soluções. Esse método é
hoje muito bem estabelecido e muito usado em muitas áreas da atividade
humana. No volume 3 da série Professor Criativo tentamos explicar como o
método de design pode ser adotado no planejamento docente e assim fazer
com que o professor também usufrua desse método em sua prática.
Rioeduca: Como superar a simples utilização das TIC´s para uma experiência de aprendizagem autentica e inovadora?
Alex
Sandro Gomes: A efetividade do uso de TIC's na prática docente não pode
prescindir de um planejamento detalhado pois é uma atividade complexa e
envolve muitas variáveis. Estamos propondo usar o método de design para
planejar esse tipo de experiência de aprendizagem. Dessa forma,
entendemos que o professor poderá ao planejar eliminar riscos ao
insucesso, detalhar pequenas necessidades, identificar suas necessidades
e assim usar as TIC's com mais conforto em sua prática, ao mesmo tempo
que consegue obter melhor retorno e aceitação de suas iniciativas.
Rioeduca: Em um mundo que demanda cada vez mais soluções criativas para problemas complexos qual seria o papel do professor nesse cenário?
Alex Sandro Gomes: Ajudar com que os alunos sejam mais inteligentes e mais criativo que a geração que os educa. Esta frase foi elaborada por Jean Piaget ainda na década de 1970.
Ou acesse os Livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!