Pages

domingo, 8 de janeiro de 2017

Semarh propõe pacto para uso racional da água em União dos Palmares

 Secretário Alexandre Ayres se reuniu com a atual gestão municipal para buscar soluções sobre o déficit hídrico na cidade 

Texto de Nigel Santana

A deficiência no abastecimento hídrico em decorrência do baixo nível do Rio Mundaú somada à falta de chuvas, vem causando uma série de transtornos aos moradores de União dos Palmares. Para contornar esta situação e propor soluções, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) se reuniu na manhã desta sexta-feira (6) com a nova gestão municipal.

O secretário Alexandre Ayres, durante o encontro com o prefeito Areski de Freitas e sua equipe de administração, fez algumas ponderações acerca de um planejamento necessário para não aguardar apenas a chegada das chuvas.

"O Governo de Alagoas tem ressaltado a importância de planejar para no futuro não sofrer com a falta de água. Não adianta esperar as chuvas para resolver o problema enfrentando pela população de União dos Palmares", argumentou o secretário.

Com o atual cenário de precariedade no abastecimento, o secretário Alexandre Ayres vai celebrar alguns pactos em conjunto com a prefeitura, a exemplo de um programa de uso racional da água e proteção aos mananciais.

O secretário justifica que é imprescindível acabar com o uso desregulado da água e citou que as irrigações podem ser feitas durante o período noturno, prezando pela concentração do uso da água para abastecimento humano.

Finalizada a reunião, o secretário Alexandre Ayres visitou a estação de captação de água.

Nova agenda
Ficou agendado para a próxima sexta-feira (13) um novo encontro em União dos Palmares. Desta vez, o consultor da Semarh, o professor e doutor em Recursos Hídricos, Valmir Pedrosa, vai apresentar métodos para solucionar o conflito pelo uso da água.

A proposta é estimular um acordo de cooperação entre os usuários de água, a exemplo de irrigantes, indústrias, empresas e Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!