Pages

quarta-feira, 30 de março de 2011

Dona Helena Baía


Na minha vida sempre tive o privilegio de estar rodeada de mulheres extraordinárias a exemplo de minha mãe, minhas avós, tias, irmãs, professoras, etc.

Porém hoje gostaria de homenagear em particular a minha avó paterna Dona Helena Baia, mulher que muitos aqui conheceram ou no mínimo já ouviram falar. Chegou em União dos Palmares em 1935, já em 1948 seu marido o Dr. Benon Maia Gomes falece aos 48 anos de vida, vitima de problemas do coração. E ela viúva aos 39 anos de idade assume todas as responsabilidades do patrimônio da família e a criação dos seus 08 filhos.

Mulher de fibra, mãe, administradora, e honesta deu conta do recado, sua vida é exemplo para todas as mulheres, principalmente as palmarinas. Nunca tive notícia de alguém que questionasse sua conduta. Conquistou respeito e admiração de todos através do seu trabalho e de sua conduta.

Apesar dos preconceitos da época, ela ultrapassou barreiras e travava de igual com todos os fazendeiros, comerciantes e políticos de sua época.

Sua contribuição para o desenvolvimento deste município foi muito grande, como proprietária e administradora, gerou dentro de seu patrimônio emprego para centenas de famílias que trabalhavam e viviam em sua propriedade em condições dignas, com escola, assistência mêdica e um comércio próprio. Dentro de seus princípios sempre respeitou o direito de seus trabalhadores.

É uma história muito rica de detalhes. A admirável Helena Baia faleceu em 2009 com 100 anos. Que DEUS esteja sempre ao seu lado.

Izabel Maia Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!