Pages

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Representante da Palmares em Alagoas Planeja Passeio a Serra da Barriga

A representante da Fundação Cultural Palmares de Alagoas e Pernambuco, Genisete de Lucena Sarmento, com sede no município de União dos Palmares, pretende a partir do dia 18 de dezembro, dá inicio a um projeto de visita das famílias a Serra da Barriga.

O projeto está sendo trabalhado pelos funcionários e colaboradores e pretende a cada mês, levar os palmarinos e visitantes a Serra, proporcionando com isso o conhecimento sobre o que foi o Quilombo dos Palmares e sua importância na luta contra a escravidão.

“A ideia que muitos têm é que a Serra da Barriga só tem visibilidade em novembro, isso não pode continuar, vamos mudar esse pensamento”, disse Genisete.

A participação de grupos culturais do município será fundamental nessa iniciativa de trazer a história de Zumbi dos Palmares a todos. Genisete disse que entrará em contato com integrantes de grupos culturais de União, e explicará como irá funcionar o projeto.

Apresentações de bandas musicais, grupos de teatro e leitura para crianças, serão um dos muitos atrativos do Passeio a Serra da Barriga. “Estamos trabalhando nos últimos detalhes e quando tiver tudo pronto e definido à programação, envio aos veículos de comunicação do município”, disse a ex-vereadora. A mesma será entrevista do Programa Mesa Z da Rádio Zumbi no próximo 17 de dezembro.

Em relação ao escritório da Fundação Palmares, Genisete disse que pretende transformar a Casa num centro cultural, onde está sendo montada uma biblioteca temática sobre a cultura negra, direcionada a pesquisa, tanto para alunos, quanto aqueles que queiram conhecer um pouco mais sobre a história afro-brasileira. Também funcionará um espaço para recitais de poesias, apresentação de teatro e outras atividades.

“Estamos trabalhando para uma melhor aproximação de todos a conhecer a historia e cultura afro-brasileira, que tem fortes traços aqui em União dos Palmares”, concluiu.

GAO Faz Sua Primeira Confraternização

Final de ano batendo à porta e já começa a correria das festas de confraternizações das empresas, instituições, associações, famílias e etc. Pensando em juntar o Grupo de Apoio a Obesidade antes que a correria aumente, Díria Mônica à idealizadora do projeto reuniu a turma na tarde desta quarta-feira, 30.

As reuniões que acontecem quinzenalmente na Capela do Hospital São Vicente de Paulo, terá uma pausa no mês de dezembro por motivo dos festejos e compromissos de alguns funcionários do hospital, mais retorna as suas atividades em janeiro próximo.

O GAO como os participantes preferem chamar irá completar um ano dia 27 de abril de 2012, para muitos isso é uma vitória, já que as reuniões têm o objetivo de apoiar quem frequenta o lugar em busca de apoio na luta contra a obesidade. Para Juliana Moraes que já perdeu 7 quilos essa ajuda é fundamental e estar convivendo com pessoas que passam pelos mesmos conflitos, vêm a fortalecer a luta.

Juliana disse que a assessoria que os profissionais do hospital dão é muito importante, porque a pessoa esta sendo orientanda por profissionais experientes na área. Fora nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiro e outros profissionais, o GAO vem contando agora com orientador físico.

Díria Mônica pediu a todos os presentes que tenham força para voltar em janeiro e que ela junto com os colaboradores estão planejando algumas mudanças para movimentar e dinamizar o grupo.

Outras notícias sobre o Grupo de Apoio a Obesidade



Click para ver maior