Pages

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Valeu, grande Mandela…


Médicos cubanos chegam a União dos Palmares



O município de União dos Palmares recebeu na tarde desta quinta-feira, 5, três dos quatro médicos do Programa Mais Médicos lançado pelo Governo Federal em julho deste ano. Os profissionais foram recebidos na prefeitura do município durante cerimônia que reuniu centenas de pessoas, entre autoridades e funcionários.
 
Apesar de falar pouco português, os médicos cubanos conseguiam entender bem as pessoas. O guia de turismo, Carlos Santos, fez uma tradução simultânea dando boas vindas aos médicos em espanhol.

A secretária de saúde, Carla Theresa, falou da importância de trazer os médicos estrangeiros para reforçar o quadro de profissionais no município. “O empenho do prefeito Beto Baía, que é médico, foi de extrema importância para a vinda deles, que irão reforçar a saúde de União”, disse.

Carla ressalta que é preciso que a população apóie os médicos. “os nossos profissionais da saúde e nossos médicos que trabalham aqui irão ajudá-los nesse novo desafio”, destacou a secretária.

O prefeito Beto Baía pediu também o apoio da população aos novos médicos. “Vamos dar um tratamento especial e trabalhar em parceria com os médicos locais; vou colaborar para o sucesso dos seus atendimentos e na melhoria da nossa saúde pública”, destaca.
 
O Dr. Edwin, 29, é formado em medicina há 05 anos e disse estar muito feliz nesse novo desafio, “Conto com o apoio e colaboração de todos vocês”, disse. Já para a Dr. Mileydy, esse é o segundo país que ela trabalha. “Já trabalhei por três anos na Venezuela e quero aprender muito com vocês”, disse. Emocionado o Dr. Diosdelvi, que também trabalhou por três anos na Venezuela, agradeceu a recepção da população brasileira e ao Programa Mais Médicos.

Na cerimônia estiveram presentes três dos quatro médicos que irão trabalhar nas Unidades de Saúde do Povoado Laginha, Conjunto Newton Pereira e bairro da Vaquejada. O quatro profissional não pôde comparecer ao evento devido ter sofrido um assalto na capital do Estado, Maceió.

O Relâmpago por João Paulo Farias – Texto

"Procuramos mostrar o melhor de cada cidade" Peter Anderson

Encontrei com o casal de turistas Peter Anderson e Carmem de Oliveira na estação ferroviária de União dos Palmares. Eles estavam tirando fotos e fazendo perguntas sobre a cidade aos artesãos para seu site www.rotaexpedicao.com.br.

Segundo Peter Anderson "A ideia de fazer um site surgiu a partir do momento que os amigos perguntaram sobre as fotos da última viagem, já que sempre viajamos. Geralmente nossas fotos eram relevadas e guardadas para nós.Todo ano eu programo uma viagem, escolho a cidade, seus pontos turísticos e faço o roteiro".

Já para Carmem Oliveira "Hoje as fotos das viagens não são apenas para os amigos veem, mas para todos que acessam o site". A fotógrafa disse que sempre gostaram de viajar e se tornaram referência entre seu circulo social, "Mas também os amigos passam dicas e informações pra gente". Completa.

Moradores de Divinópolis, Minas Gerais e casados há 32 anos, Peter Anderson comentou "Nós nos divertimos muito em nossas viagens e procuramos destacar o que tem de melhor de cada cidade, não divulgamos coisas ruins, já que tem sites especializados para esse tipo de notícia". 

Pela primeira vez na Região Nordeste, o casal já tinha passado por Maceió e veio conhecer as atrações da cidade conhecida como  A Terra da Liberdade. Mesmo procurando destacar o melhor de cada cidade, o casal achou uma "confusão" a feira livre com a circulação de motos e carros pelo local, deixando-os apreensivos.  

No mesmo dia e local encontrei o ambulante pernambucano, José Carlos, que novamente está em União para vender suas bonecas e enfeites de natal. Com vinte anos de ofício, o vendedor está na cidade desde o dia 13 de novembro “Irei embora dia 30, estou na cidade com minha esposa e mais dois casais de amigos todos vendedores". 

A escolha da cidade para o vendedor se deve às comemorações do mês da Consciência Negra, "Como a cidade recebe turistas antes do 20 de novembro, nós viemos antes com um média de 3 mil produtos". Finaliza.