Pages

terça-feira, 2 de abril de 2013

Convite



A Secretaria Municipal da Infância e da Juventude, em parceria com as Superintendências de Juventude do Governo do Estado, vem por meio deste convidar V.Sa. Conselheiro (a) Municipal e para líderes juvenis participar do Curso de Formação para Conselheiros Municipais e Novas Lideranças, respectivamente, que acontecerão nos dias 11 e 12 de abril no auditório da prefeitura, das 9h às 16h.

Sérgio Rogério Oliveira da Silva
Secretário Municipal da Infância e da Juventude
União dos Palmares - AL

"A diferença do ensino da escola da zona rural e uma da zona urbana é que o empenho nas escolas dos interiores é maior, sinto isso" Luciana Vergetti


Nada há de mais essencial para o desenvolvimento de um país que a Educação oferecida ao seu povo. É, sem dúvida, a educação a base principal de construção de uma sociedade juntamente com o sistema de Saúde, Segurança, Emprego, Cultura e Esporte. Uma população alfabetizada tem condições de levar seu país ao melhores índices de desenvolvimento humano e industrial.

O Brasil é o eterno, por assim dizer, o "País do Futuro", mas este título destoa muito diante de uma realidade ainda presente como as diversas desigualdades sociais (mau redistribuição de renda), a corrupção que assola a máquina pública, dentre outros fatores negativos. Embora, muita coisa já melhorou. A boa notícia é que os índices da educação vêm melhorando com o passar dos tempos. De norte a sul, leste a oeste bons exemplos de dedicação e qualidade de educação se apresentam e essas boas notícias vêm de recantos nem tanto vistos ou falados.

A Escola Municipal Dr. José de Medeiros Sarmento, que fica na Pindoba I, zona rural do município de União dos Palmares, é uma dessas instituições que não medem esforços para que cada palmarino(a) do nosso interior possa mais tarde contribuir com seu trabalho/talento para melhorar o país.

Quando indagada sobre a diferença entre uma escola da zona rural e uma da zona urbana, Ana Lúcia Vergetti Acioli que trabalha há 27 anos na parte administrativa da escola, disse que "é simplesmente o difícil acesso, o deslocamento. Se a escola não tiver problema com defasagem de alunos, a aprendizagem é o mesmo". Segundo Ana Lúcia a Escola José de Medeiros Sarmento é hoje modelo de instituição na zona rural de União apenas perdendo em termos de estrutura para a escola do Povoado Timbó.

Para Luciana Vergetti Acioli, há 14 anos na escola e com experiências em instituições de ensino nas cidades de São José da Laje e Santana do Mundaú  "a diferença é que o empenho nas escolas dos interiores é maior, sinto isso pelo quadro dos profissionais daqui e de outras localidades". E continua "ano passado mesmo com toda crise no município terminamos o ano letivo com todos os professores trabalhando de graça, para não deixar a escola sem funcionar. Se eu não acreditasse no modelo de ensino da Escola José de Medeiros Sarmento, eu não deixaria minhas filhas, sobrinhos, afilhados e filhos de amigas minhas estudarem aqui".

Formada na primeira turma de letras na Uneal, Luciana Acioli que é coordenadora da escola, disse que o carinho que ela e os outros funcionários da própria região têm para com a escola contagia os que são de fora. 

A professora Geane Alves Carlos da Silva, que há 16 anos leciona na escola, mesmo morando atualmente em União ela prefere trabalhar na escola que começou, já que tem um carinho especial pela comunidade. Além de funcionários da localidade, outros são de União dos Palmares e São José da Lage.

A escola possui 10 salas e precisa urgentemente de uma reforma de ampliação para melhor acomodar os alunos e demais funcionários. A última reforma foi na época do prefeito Iran Menezes quando a escola tinha apenas duas salas. Hoje com um número maior de estudantes, a infra-estrutura do espaço não é suficiente devido às salas pequenas, sem ventilação e buracos nos pisos de algumas. Segundo a coordenadora a 8 anos a equipe está recorrendo para uma reforma. A escola tem sete extensões em sítios vizinhos.

O nome da escola é uma homenagem a José de Medeiros Sarmento, que era médico e foi um dos primeiros donos das terras da Pindoba e do Gordo onde residia. A escola foi inaugurada em fevereiro de 1972 (em 2014 completará 40 anos) na gestão do ex-prefeito Afrânio Vergetti de Siqueira.

Parabéns a todos que trabalham e estudam na Escola José de Medeiros Sarmento.

Antiga Rua Demócrito Gracindo

  (Ou rua da Ponte)
Rio Mundaú
Fotos Olívia de Cássía

+ Rua Demócrito Gracindo (Rua da Ponte) AQUI