Pages

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Em reunião com o Movimento Negro, governador assegura recuperação do acesso à Serra da Barriga para este ano

A construção do acesso à Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, entrou no leque de obras prioritárias do Bicentenário de Alagoas. O governador Renan Filho confirmou, nesta segunda-feira (6), em encontro com lideranças do movimento negro, que o projeto já existe e está sendo tocado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano. O encontro ocorreu no Palácio Museus Floriano Peixoto.

A conversa entre o governador e as lideranças aconteceu para se alinhar às pautas e à ação do Governo de Alagoas durante as comemorações dos 200 anos de Emancipação Política de Alagoas.

Renan Filho defende uma discussão aprofundada sobre o resgate da tradição afro em diversos municípios alagoanos.

 “Queremos fazer um resgate das tradições e equipamentos turísticos em Maceió, Baixo São Francisco, regiões Norte e Zona da Mata. O que for de simbolismo sobre as raízes negras, quilombolas, ribeirinhas, temos que recuperar. Seja por meio de publicações especiais, divulgação especializada e focada na região quilombola ou promoção da gastronomia”, assegurou o governador. Renan Filho pontuou ainda que o Estado segue aberto para ouvir e conversar com os segmentos sociais para estreitar, cada vez mais, o que a sociedade quer e para onde o governo estadual deve direcionar seu foco.

“Tiramos de encontros como este o que podemos, realmente, prestigiar e incluir nas políticas públicas. De todo modo espero verdadeiramente que as comemorações dos 200 anos represente a todos os alagoanos”, completou o governador.

Lideranças como Pai Célio, Zito Araújo, Zezito Araújo, Vanda Menezes, Arísia Barros e Valdice Gomes conversaram abertamente sobre ideias e propostas que podem evoluir em conjunto com os segmentos representativos.

Agência Alagoas

Nascente revitalizada fornece água a 25 famílias em União dos Palmares

Semarh atuou no trabalho de recuperação e realizou a entrega na tarde desta terça-feira (7), durante o Dia D do Governo Presente
As vinte e cinco famílias residentes no assentamento Santa Quitéria, distante doze quilômetros do centro da cidade de União dos Palmares, contam agora com água canalizada em suas casas.

Para chegar a este benefício, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) investiu no Programa de Recuperação de Nascentes e revitalizou duas delas na comunidade. As nascentes foram batizadas com o nome de ‘Dr. Ricardo’, em homenagem ao antigo proprietário que havia autorizado a população a usufruir do líquido sem danos ao meio ambiente.

A entrega das nascentes foi realizada no início da tarde desta terça-feira (7), durante as ações do Dia D Governo Presente no município. O resultado do empenho do Governo de Alagoas aponta para novos cenários sociais e econômicos ao evitar que os moradores consumam água em condições precárias.

Graças ao programa da Semarh, um trabalho de recuperação foi realizado e a água oriunda da nascente é armazenada em uma caixa d' água e distribuída para as residências.

Ademilson da Silva é morador do assentamento Santa Quitéria há 14 anos e, no auge dos seus 50 anos, reconhece que a água das nascentes representa novas oportunidades.

"Além do consumo humano, a comunidade já pensa em cultivar uma horta com a água que vem da nascente, garantindo alimento para as famílias e a possibilidade de comercialização dos produtos no município", explicou Ademilson, que além de líder do assentamento trabalha com agricultura.

O secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, reiterou que o Governo de Alagoas vem atendendo aos anseios das comunidades sem lidar com a distância delas do centro da cidade.

"O difícil acesso e a distância não são impedimentos para garantir a população o benefício de ter água limpa e apta ao consumo. A Semarh tratou de ampliar o programa de Recuperação de Nascentes e mais de 70 delas estão revitalizadas nos últimos dois anos. Em União dos Palmares temos mais 25 famílias obtendo água de forma recorrente", destacou o secretário.

Além de expressar o seu agradecimento por mais uma nascente recuperada, o secretário reforçou a necessidade do consumo consciente para evitar desperdícios.

Além da Semarh, participaram da entrega das nascentes revitalizadas as Secretarias de Estado da Ação e Desenvolvimento Social (Seades), de Infraestrutura (Seinfra), Gabinete Civil e Organização Não Governamental União Ambiental, que atuou como parceira nos trabalhos de recuperação.

Fonte: Tribuna Hoje