Pages

sexta-feira, 15 de junho de 2012

"O PT me fez enxergar a política de uma forma diferente" José Gilmar da Paixão


Foto Tirada Por Maria Clara Filha do Casal

No último final de semana em comemoração aos 30 anos da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), encontrei-me com os amigos José Gilmar da Paixão e Misselene das Silva. Os dois se conheceram na militancia do movimento, hoje, estão casados e residem na cidade de Messias. Gilmar é natural de Murici, mas veio aos 6 meses junto com a família morar em Messias e Misselene é palmarina.

Gilmar, que é soldador da empresa COMAU prestadora de serviços para a Petroquímica Braskem, como mora em Messias e trabalha de segunda a sexta feira em Maceió ele sai de 05 hrs da manhã e retorna para a cidade às 8 hs da noite. Segundo ele, sua profissão de soldador traz alguns riscos a saúde, como outras profissões.

Com 8 anos de firma, Gilmar pensa em dar novos voos a sua vida e junto com sua família. O casal tem uma filha, Maria Clara, e ele pretende fazer o curso de Psicologia, mas segundo ele ainda é um projeto já que vem fazendo cursos de capacitação em sua área e no final do ano irá fazer um curso no Rio de Janeiro.

Aos 31 anos Gilmar, que é filiado ao Partido dos Trabalhadores PT desde 97 e pré-candidato a vereador na cidade de Messias, diz que as cidades que não olham os pobres com o olhar de cuidado e deixam seus jovens serem assassinados, mesmo recebendo recursos federais. Para Gilmar isso o incentivou a querer participar desse processo político. Gilmar diz que essas questões da política ele já praticava com a militância da PJMP, onde obteve base para participar de outros movimentos como: Sem Terra, luta dos estudantes, de moradores sem água, luz e outras.

Gilmar lembra uma passagem na sua vida na época que era estudante e já participava da PJMP, onde era vendedor de um peixe chamado Acari. Seus pais eram trabalhadores rurais e também pescavam, o soldador disse que entre a vergonha, o medo e o receio de vende peixe nas ruas ele preferiu ajudar a sua família e sempre pensou positivo em relação a seu futuro. É com esse pensamento de prosperidade para a vida de outros adolescente que o militante dos movimentos sociais pensa na sua candidatura daqui a alguns dias.

Com 49 anos de emanicipação uma população de 15 mil habitantes, a cidade de Messias segundo o pré-candidato, não tem um potencial turístico como as cidades próximas como União dos Palmares, conhecida como terra de Zumbi e Maceió com suas belas praias. A expansão de Messias se deve por esta está à margem da Br 101 e tem potencialidade para instalações de empresas, mas só falta o incentivo e
que Messias tem um povo acolhedor e de bom coração. Afirma Gilmar.


Maria Clara e Misselene

Reméndio mais barato



O vice-prefeito Adeildo Sotero e a secretária municipal de Saúde, Rimelc Shirley Lins, inauguraram, na manhã desta quinta-feira, 14, em União dos Palmares, a primeira unidade regional pública da Farmácia Popular do Brasil. A unidade – ao lado do Centro Administrativo - atenderá a cerca de 70 mil habitantes, levando em conta outros municípios da região.

A Farmácia Popular do Brasil é um programa do governo federal desenvolvido em forma de parceria, onde as prefeituras administram a estrutura, como a contratação de funcionários para o atendimento, além de farmacêuticos. O governo subsidia o valor dos medicamentos, alguns distribuídos gratuitamente e outros vendidos a preços abaixo do custo.

O objetivo do programa é ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais a preços reduzidos. Os medicamentos são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibilizados às Farmácias Populares a baixo custo, onde são revendidos em farmácias próprias.

A representante da Fundação Oswaldo Cruz e do Ministério da Saúde, Christophila Lacerda, parabenizou o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, pelo empenho e sensibilidade para implantar uma unidade da farmácia no município; bem como a toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e a responsável pela implantação do projeto, Socorro Lins.

“Tenho certeza que toda comunidade está feliz com essa iniciativa da prefeitura local e digo também que a Fundação Osvaldo Cruz está contente com o resultado. Esse é o resultado de uma equipe feliz e capacitada com todo o gabarito necessário para oferecer a população desta cidade o melhor tratamento em atendimento farmacêutico”, afirmou ela.

O programa destina-se ao atendimento de pessoas usuárias ou não dos serviços públicos de saúde, mas, principalmente, daquelas que utilizam os serviços privados de saúde, e que têm dificuldades em adquirir medicamentos de que necessitam em estabelecimentos farmacêuticos comerciais. Para solicitar os medicamentos anti-hipertensivos e diabéticos, gratuitos na farmácia, é necessário apresentar o CPF, RG e receita médica no ato da compra.

Já para os medicamentos vendidos, apenas a receita. Atualmente, o programa disponibiliza para a população cerca de 108 medicamentos, com redução de até 90%, comparado com os preços oferecidos por farmácias e drogarias privadas.

No ato

A secretária municipal de Saúde, Rimelc Lins, parabenizou a equipe e ressaltou o trabalho de Socorro Lins, do Departamento de Planejamento da Prefeitura de União dos Palmares, além de agradecer o apoio do prefeito Areski Freitas para concretizar a implantação da farmácia. “É um momento de muita alegria para União dos Palmares”, afirmou a secretária.

Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rones de Oliveira Toledo, enfatizou a participação na cobrança e no acompanhamento do processo de construção, instalação e aprovação da farmácia, parabenizando todos os envolvidos pelo sucesso e inauguração. O vice-prefeito Adeildo Sotero, também destacou a importância da inauguração da farmácia.

“A cidade vem crescendo e se desenvolvendo em todos os aspectos, a saudade, a educação e a segurança ainda não estão no patamar que desejamos, mas o governo vem trabalhando, planejando e executando ações que proporcionam melhorias nestas áreas, uma delas é a inauguração da Farmácia Popular, onde centenas de pessoas poderão comprar seus remédios por um preço abaixo do custo”, frisou Adeildo Sotero.

“Tenho certeza de que nosso governo deixará registrado na história de União dos Palmares, ações eficazes, projetos que deram e que darão certo. Além disso, mostramos que é possível trabalhar em equipe, com garra e determinação pra fazer de nossa cidade um lugar melhor para se viver”, concluiu o vice-prefeito.

A solenidade de inauguração da farmácia foi prestigiada ainda pelos vereadores Elvinho, Júlio Paulino, Tutu e Biu Crente; os secretários Nelma Lúcia (Administração e Finanças), Luiz Neto (Infância e Juventude), Elson Davi (Cultura), José Carlos do Timbó (Agricultura), Luciano Peixoto (Esportes), Késio Augusto (SMTT) entre outros.

Secom/PMUP