Pages

terça-feira, 1 de março de 2016

Anorexia

Esse vídeo eu recebi de um amigo que me mandou por e-mail, achei interessante e estou repassando para os leitores do blog. Em época que o padrão de beleza é ser muito magro, onde a ditadura da magreza e imposta "guela abaixo" a qualquer preço.

Não estou escrevendo isso pelo fato de ser gordo, vejo que até os próprios magros caíram na armadilha dessa moda, quem tem uma barriguinha, um pneuzinho já se acha gordo, quantos exemplos já vimos de pessoas que morrem nas clínicas de estéticas onde a maioria é magra, mas ta lá fazendo as tais lipo.

Quem assiste os programas matinais e vespertinos ou os comerciais nesses horários ver a quantidade de remédios milagrosos para emagrecer qualquer pessoa, os diversos aparelhos que prometem em poucos meses a pessoas pede peso sem qualquer sacrifícios.

Tanto a anorexia, bulimia ou qualquer distúrbio alimentar tem que ser levado a sério visto que qualquer coisa que relacione-se à obesidade tem que ser levado a sério, hoje essa doença já é um problema mundial.

Fica o alerta.

Conheça Aqualtune avó de Zumbi dos Palmares

O Brasil é um país com uma história muito rica e controversa, com diversas figuras emblemáticas e revolucionárias. Uma dessas foi Zumbi dos Palmares, o grande ícone da resistência negra à escravidão. Capturado aos seis ou sete anos de idade foi entregue a um Padre Católico com quem aprendeu a religião e a língua portuguesa. Entretanto, aos 15 anos, fugiu e voltou a viver no Quilombo dos Palmares, pelo qual lutou até a data de sua morte, em 20 de novembro de 1695, sendo o último líder do Quilombo.

Quem escuta a história de Zumbi e de como sua participação foi e é importante para a representatividade do povo negro, muitas vezes não se preocupa em saber de onde vem o seu sangue guerreiro e questionador. Zumbi foi filho de Sabina, sobrinho de Ganga-Zumba e Ganga-Zona e neto de Aqualtune. E é da princesa africana, filha do Rei do Congo, Aqualtune, que Ganga- Zumba, o primeiro líder do Quilombo dos Palmares e Zumbi herdaram as ideologias e a vontade de lutar.

O primeiro fato marcante da história de Aqualtune surge nos anos 1665, quando a Princesa liderou cerca de 10 mil guerreiros congoleses na Batalha de Mbwila, pois sua tribo foi atacada por outra de nome “Wachagas” – existem informações indicando que o conflito teria sido provocado por portugueses. Após a derrota de sua tribo na batalha, Aqualtune foi aprisionada e trazida para o Brasil em um navio negreiro que desembarcou em Recife, para ser vendida como escrava reprodutora em razão de seu corpo forte e saudável. Informações divergentes afirmam que Aqualtune teria embarcado grávida e outras indicam que a Princesa foi estuprada diversas vezes durante a viagem. 

No Brasil, Aqualtune foi vendida para uma fazenda onde ouviu diversos boatos a respeito do Quilombo dos Palmares. Quando estava grávida de seis meses, sentiu o seu sangue ferver e não aceitou que a criança em seu ventre nascesse escrava. Organizou, então, uma fuga para o tão sonhado Quilombo dos Palmares. Finalmente entre os seus, Aqualtune foi reconhecida em razão de sua origem como Princesa e guerreira recebendo o governo de um dos territórios quilombolas, onde preservou as tradições africanas.

Foi no Quilombo dos Palmares, que Aqualtune deu a luz à seus três filhos: Ganga-Zumba,  Ganga-Zona, os quais mais tarde se tornaram ícones de resistência e luta e Sabina, sua outra filha, que foi mãe de Zumbi. Com a ajuda de seu filho Ganga-Zumba, Aqualtune, organizou um levante entre os povos dos quilombos para formar um Estado Negro.

Pouco se sabe e muitos são os boatos acerca da morte da Princesa, alguns dizem que Aqualtune morreu queimada em 1677, quando sua aldeia foi incendiada durante uma invasão, outros acreditam que ela escapou. Portanto, é desconhecida a data e a causa de sua morte.

O que pode ser afirmado é que Aqualtune, a Princesa guerreira Africana, teve uma vida voltada para a libertação de seu povo e de seu sangue. Sua história deve ser contada e jamaisesquecida, assim como são lembrados Ganga-Zumba e Zumbi dos Palmares, uma vez que esses só existiram graças a força e aos ensinamentos da Guerreira que viveu e morreu em nome da liberdade.
Fonte: Hum, sei lá