Pages

domingo, 6 de março de 2016

Angola: Relação entre professor e aluno deve ser de afecto- diz Higino Cardeiro

Luanda- O governador de Luanda, Francisco Higino Lopes Carneiro, afirmou hoje, sexta-feira, que a relação entre o professor e o aluno deve ser afectivo, valor através dos quais nasce sentimentos como o da aprendizagem, respeito mutuo, solidariedade e responsabilidade.

O governador, que falava durante o acto de abertura do ano lectivo 2016, disse que deve haver também um sentimento de cumprimento de dever, amor e protecção a natureza e a preservação do bem público, de entre outros valores.

Por isto, prosseguiu, deve-se tornar a escola num lugar seguro, atraente, de boas práticas morais e éticas, onde são também chamados os pais e encarregados de educação e as famílias em geral.

Higino Carneiro frisou que o bom cidadão tem como primeira instância educadora a família, onde é ensinado a paz e a concórdia, o amor aos mais velhos, pais e irmãos, boa convivência com os vizinhos e harmonia, tornando uma boa sociedade.

De acordo com o governador, os aspectos de segurança  escolar devem ser bem cuidados este ano, seja dos estudantes, trabalhadores administrativos, direcção e professores e o património.

“Os órgãos a fins estão instruídos neste sentido. Vamos acompanhar a actuação dos mesmos, esperando a colaboração de todos, em especial dos pais e encarregados, sobretudo para informar do seu trabalho”, afirmou.

Higino Carneiro lembrou que neste período de dificuldades deve-se promover a imaginação, a criatividade, bem como a aplicação de novos métodos do trabalho educativo, com o reforço da disciplina e o rigor pedagógico, acompanhando de forma preventiva a conduta das crianças e jovens, com indicação de caminhos certos e escolares, oportunidades de lazer e ocupação dos tempos livres fora de práticas negativas.

No presente ano lectivo a província de Luanda vai contar com 387 novas salas de aulas,  sendo, 112 para o ensino primário, 127 para o primeiro ciclo e as restantes para o segundo ciclo nos municípios de Viana, Belas, Cacuaco e Icolo e Bengo para acolher mais de 40 mil alunos.

Fonte: Agência Angola Press