Nesta quarta-feira, 31 de janeiro, a Serra da Barriga comemora 32 anos do seu tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro inscrito no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo Arqueológico. Em 2017, foi a vez de a região receber o título de Patrimônio Cultural do Mercosul.

Estes são importantes reconhecimentos à Serra da Barriga, território localizado no município alagoano de União dos Palmares que abriga o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. No passado, a área abrigou o célebre Quilombo dos Palmares, foco de revolta dos negros contra a escravidão, liderados por Zumbi dos Palmares.

A Fundação Cultural Palmares (FCP), responsável pela gestão do espaço, vem discutindo com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estratégias para incentivar o turismo sustentável na região. “Queremos promover a mobilidade social, com geração de renda e trabalho para o povo negro, mas com respeito às características desse local, que tem um solo sagrado e não pode receber visitantes de qualquer forma”, assinala o presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira.