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quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Prefeitura de União dos Palmares apoiou corrida inclusiva para cadeirantes


A prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão Social e Igualdade Racial, apoiou à 19° Corrida de Cadeiras de Rodas, uma realização da Associação dos Deficientes Físicos de União dos Palmares (ADFUP), evento que já se tornou tradição palmarina, mobilizando os cadeirantes em uma grande atividade física nesse último domingo (27/10), realizada na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte, neste ano com dedicação especial ao empresário Antônio da Silva (Tonho da Vanessa).

O evento teve apoio, além da prefeitura, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência e patrocinadores, com a presença do prefeito Kil Freitas, do vice José Alfredo, do secretário da pasta, Antônio Rosendo (Toinho da ADFUP), da a deputada federal Rosinha da Adefal, secretários e autoridades do município. “Evento muito bonito que já é tradição em nossa terra. Um prazer imenso poder apoiar e participar de ações como essa, de inclusão. Com pessoas que possuem um vigor físico impressionante”, disse o prefeito Kil.

Já o secretário Toinho, que também foi atleta na corrida, afirmou se sentir honrado em participar e destacou a importância da valorização do cadeirante “Temos nossos direitos e capacidades como qualquer pessoa, é muito importante esse tipo de atividade”, disse o secretário Toinho, como também enfatizou o presidente da ADFUP, Manoel Simeão. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito isolou os principais trechos da avenida no domingo, proporcionando aos participantes do evento segurança e conforto na mobilidade da corrida.

Leonardo Bastos/Secom União dos Palmares


O trabalho de campo e o ensino de Geografia

O trabalho de campo no processo de ensino-aprendizagem se faz necessário. Conforme diz Paulo Freire “Não há contexto teórico se este não estiver em união dialética com o contexto concreto”, o estudo de campo ou estudo do meio, é um grande tributário e fornecedor do conhecimento teórico, uma vez que ele forneceu e fornece possibilidades para o saber humano.

O trabalho de campo na escola, é um complemento da construção do conhecimento do aluno, sobre determinado assunto que está sendo tratado em sala de aula. Ele irá subsidiar elementos que não estarão presentes no ambiente escolar, pois não conseguimos representar de forma ampla o espaço geográfico. 
Como diz Henry Lefreve “é necessário viver, perceber, conceber”, situações essas permitidas quando está em campo, quando todos os sentidos da percepção estão interagindo com objeto a ser estudado ou em estudo. Partindo desses pressupostos, o trabalho de campo em todas as disciplinas é extremamente importante, e não só para a Geografia.
Na disciplina de Geografia, considero o trabalho de campo, as palavras da professora Ana Radelli da UPF (RS), “uma prática andante de fazer geografia”. Portanto, no mês de junho do corrente ano, os alunos do Ensino Médio do Colégio Torricelli, realizaram um trabalho de campo, nas cidades de Porto Feliz, Salto e Itu; com o objetivo de vivenciar, perceber, conceber e complementar os assuntos tratados em sala de aula, com relação ao conteúdo sobre “Geologia e Geomorfologia”, observando também algumas questões relacionadas à poluição, a história e o processo de urbanização das cidades médias do interior de São Paulo, numa visão interdisciplinar entre Geografia, História e Biologia.
No Trabalho de Campo contamos com a participação e contribuição dos Professores de História e de Biologia, Jonatan e Débora que de maneira extraordinária compartilharam seus conhecimentos para o sucesso dessa atividade escolar.
Professor Mestre Alexandre Magno Pires
Professor de Geografia do Ensino Médio do Colégio Internacional Torricelli

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