Pages

domingo, 17 de janeiro de 2016

Procissão do Mastro da Festa Santa Maria Madalena


 Fotos redes sociais

Procissão do mastro da festa da padroeira Olívia de Cássia – jornalista

Será neste domingo, 17, a procissão do mastro da festa da padroeira de União dos Palmares, Santa Maria Madalena. São 181 anos de festividades e fé do povo palmarino, que todo ano representa a sua fé acompanhando o cortejo.

A árvore esse ano foi tirada na Fazenda Laginha, onde ficava a antiga Usina Laginha, e como tradição será carregada por milhares de fiéis; mas  antes de falar da fé e da religiosidade do nosso povo, vai aqui uma sugestão: que para cada árvore cortada anualmente, outras dez sejam plantadas, para preservar o nosso meio ambiente.

A saída do cortejo será no final da Rua Juvenal Mendonça (antigo Castelo Branco),  com destino à Igreja Matriz de Santa Maria Madalena. A procissão percorre cerca de três quilômetros: são fiéis que fazem o percurso quase correndo: a pé, de moto, bicicleta; cavalo ou carro.

Um  detalhe que se mistura com a fé é um culto pagão e incomoda muita gente: alguns homens embriagados durante o trajeto, montados nos cavalos, que às vezes assustam. Depois da procissão, costumam desfilar na Avenida monsenhor Clóvis Duarte, para demonstrar ostentação e ficam lá até tarde da noite.

Alguns comerciantes de churrasquinho aproveitam para faturar e até paredões são instalados.  Já teve ano que depois do evento ou durante aconteceram casos de agressões e até tiroteios, por conta da injeção exagerada de álcool.

Mas a festa de Santa Maria Madalena é o principal evento turístico religioso/cultural de União dos Palmares e reúne milhares de devotos da santa, bem como pessoas que querem apenas se divertir. 
É nessa época que se dão os encontros fraternos; de amigos e familiares que passam o ano distante. 

Desde criança acompanho esse ritual. Lá em casa era costume a gente receber os parentes que chegavam do Rio de Janeiro e era tudo muito bom de se viver tudo aquilo.

São momentos que estão na memória de quem viveu em União dos Palmares nas décadas de 60; 70; 80 e por aí vai. Um tempo de calmarias, onde a cidade não tinha essa violência estampada nos dias de hoje, onde a gente ia visitar as casas dos amigos e familiares; fazia refeições, se divertia harmoniosamente.

Outro setor que vai festejar o período é o  comércio local, pois  é uma oportunidade de faturar um pouco mais e aquecer as vendas. Lembro que nessa época do ano, as moças não repetiam uma roupa para o evento e nas nove noites de festa se trajavam com peças diferenciadas.

As atrações artísticas para o evento, que acontece na Praça Basiliano Sarmento, o point das atividades culturais de União, onde está localizada a Igreja Matriz de Santa Maria Madalena; a Casa do Poeta Jorge de Lima e próximo ao Museu de Maria Mariá,  ainda não foram anunciadas.

Atualmente a festa cresceu bastante: antigamente estava restrita apenas na praça, mas atualmente se estendeu até a Avenida Monsenhor Clóvis Duarte e o pátio da antiga Estação Ferroviária, mudando toda a estrutura da cidade nessa época, como o deslocamento da principal feira livre e o trânsito.

Este ano eu não poderei ir para a procissão das charolas e nem para mais dias de festa, mas por certo neste domingo estarei presente, embora que discretamente, por conta de motivos superiores, mas estarei daqui, pedindo a proteção da santa. Fiquem com Deus.

Como se tornar um melhor educador



Mesmo que você não tenha as habilidades de um grande líder, tente ser um exemplo para os seus alunos.

1 – Você aprende com os seus alunos

Ter em mente que a via de aprendizado não é mão única é a chave para dar aulas melhores e criar um bom relacionamento com os seus alunos. Assim como os seus estudantes irão aprender com você, eles também podem ensiná-lo muitas coisas importantes.  

2 – Escutem o que eles têm a dizer

Muitas vezes, você acredita que a sua aula está indo para um bom caminho, sendo que nem sempre é assim. Por isso, aprenda a escutar os conselhos que seus alunos podem dar. Está indo muito rápido? É difícil entender o que você fala? Se existem críticas, ainda existem aspectos a serem trabalhados.
 
3Seja um líder

Mesmo que você não tenha as habilidades de um grande líder, tente se um exemplo para seus alunos. Mostre que todos eles são parte de uma grande equipe e, por isso, devem trabalhar juntos e em harmonia. Além disso, bons líderes reconhecem o trabalho dos outros e também sabem descobrir o melhor das pessoas. Agindo dessa forma, todos têm a ganhar. 

4Aceite suas falhas

Nem sempre você conseguirá responder a pergunta de um aluno na hora ou entregar as provas rapidamente. Assuma as suas falhas e não tente colocar a culpa nos outros. Agir como uma pessoa normal, que comete erros e deslizes, fará com que seus alunos não tenham medo de serem sinceros e criarão um bom relacionamento com você. 

5 – Estimule a criatividade

Bons alunos não são somente aqueles que sabem resolver equações matemáticas e decoram o nome de todos os antigos presidentes. Alunos exemplares também são criativos e sabem pensar por si só. Estimule a criatividade dos seus alunos e você estará ajudando muito na formação profissional deles.  

6 – Misture conhecimentos integrar os diferentes assuntos que um aluno entra em contato diariamente é uma das melhores maneiras de fazer com que eles fixem o conhecimento. Você é professor de geografia? Aproveite o que está sendo dando nas aulas de química, por exemplo, e tente criar uma ponte entre as duas matérias.