Pages

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Lembranças de Rocha Cavalcante, a geografia explica!

É engraçado como nossa memória armazena certas lembranças. A foto acima é da rua onde minha vó Rosa morava em Rocha Cavalcante. Eu como morador até os 13 anos, vejo essas imagens com certa nostalgia junto com outros sentimentos prazerosos. 

A Ciência Geográfica explica que para ser "LUGAR", o espaço geográfico tem que nos remeter sentimentos como: lembranças, apegos, cheiros e outros. Por ter nascido e vivido minha infância no distrito é normal que eu tenha um carinho tão especial por esse lugar aqui no município de União dos Palmares.

Mas nem sempre as lembranças são boas. Certa vez, junto com minha vô Rosa, fomos ver a enchente e, por pouco, eu não fui carregado pelas correntezas, pois havia pisado no barro liso na beira do Rio Canhoto; cai e fui puxado rapidamente por um morador do lugar. As enchentes, aliás, eram devastadoras e levavam tudo que via pela frente.

Mas, como o destino tem sempre algo a oferecer no final, a última foto dessa postagem mostra o Conjunto Residencial José Carrilho Pedrosa, no inicio de sua reconstrução. No local ainda não tinham construído a Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros, que completou 50 anos dia 15. A escola antes se localizava no centro velho do Distrito.

Fui aluno da escola Antonio Gomes e hoje sou professor. No novo espaço vejo surgir novas amizades, novos amores, novas conquistas e futuramente muitas histórias desse bairro novo.

As histórias que iniciam agora irão se cruzar com as que serão reveladas por muitos ex-alunos Brasil afora. E como diz a GEOGRAFIA, eles estarão conquistando nossos lugares, sentimentos novos e quem sabe não iremos ler aqui no Blog JMarcelo Fotos os testemunhos dos conterrâneos palmarinos.    


Fotos tiradas por me em agosto de 2013 e junho de 2016.

É hoje!