Pages

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Lançamento do livro (Re)Pensando a Geagrafia: História, Objeto, Método e Práxis




Foi lançado ontem, 03, o livro (Re)Pensando a Geagrafia: História, Objeto, Método e Práxis, dos autores Reinaldo Sousa (Diretor do Campus V, da UNEAL) e Fernando Silva (graduando de Geografia - UNEAL). Amigos, familiares, estudantes e geógrafos compareceram ao restaurante Aquáriu's para o para prestigiar esse momento importante na vida dos dois autores.

Reinaldo Sousa é Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), para ele "o livro é importante porque ele propõe pensar o espaço além da luz da geografia Miltoniana, que é uma nova forma de repensar o espaço, como as pessoas estão dando uso do território e porque tanta gente passa fome no mundo onde tem tantos alimentos".

Reinaldo completa dizendo que "apesar das limitações físicas e da infra-estrutura precária da universidade, os professores e alunos estão produzindo e fazendo seu papel. Falta o governo fazer sua parte e se as condições fossem melhores os trabalhos teriam uma qualidade melhor".

O professor é casado com Anatália Simões e diz que se sente palmarino, por trabalhar e morar aqui com sua família. A obra literária também é de União dos Palmares, por ter sido feita por pessoas daqui. Na Câmara Municipal de União dos Palmares já tem um Projeto Decreto Legislativo, do vereador Bruno Praxedes, concedendo-lhe o Título de Cidadão Honorário para Reinaldo Sousa.

O graduando Fernando Antonio da Silva, visivelmente emocionado, disse que deve tudo a sua família, o exemplo dos pais é o que lhe dá forças para os estudos e trabalhos. Fernando faz parte do Núcleo de Estudos do Pensamento Miltoniano (NEPEM) também agradeceu carinhosamente a UNEAL.

Aos 21 anos Fernando é professor no Educandário Olímpia. Para ele "o livro é resultado de mais de dois anos de pesquisas e que vem com avanços nas discussões da geografia". Para o autor, os graduandos terão facilidade em ler a obra.

Antes de ser formada a fila para os autógrafos, alguns estudiosos que contribuíram com o livro fizeram uso da palavra. O bacharel em Geografia Carlos Eduardo Nobre ressaltou a importância da publicação. Os alunos do NEPEM Amistson Lopes da Silva e Antônio Lopes da Silva destacaram o empenho dos autores para que estudantes possam ter um livro de qualidade e que os ajudem nas discussões futuras. O evento contou com a participação do professor Josimar Gomes da Silva, que apresentou a festa, e da professora Claudyjane Rodriques, que fez uma pequena leitura de obra.

No local os presentes foram agraciados com a música do cantor Djalma Belarmino e saborearam doces e salgados de Marcia Ferreira e Anatália Simões, mãe e filha que são conhecidas pelo requinte com que seus pratos são elaborados.

O livro custa R$ 20,00 reais e os interessados podem adquirir na UNEAL.











Convidados da noite que celebrou a literatura palmarina.