Pages

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Reforma do Memorial Zumbi dos Palmares é retomada após seis meses

Obra estava parada por falta de arqueólogo para acompanhar trabalhos. Previsão é que parque esteja pronto em fevereiro de 2014.

Foi retomada na tarde desta quarta-feira (30) a obra de recuperação do Parque Memorial Zumbi dos Palmares, em União dos Palmares. Por falta de um arqueólogo para supervisionar o serviço, a reforma estava parada há quase seis meses.

Com a chegada do profissional, os trabalhos para a construção de reservatórios de água já começaram. O serviço é um dos únicos que faltam para a conclusão da recuperação do memorial. Além da implantação de um sistema de água com hidrantes, a obra também prevê a reforma da cerca que contorna o local.

Como são necessárias escavações para as realizações do trabalho, a presença de um arqueólogo é obrigatória. “Quando nós temos qualquer intervenção, como a instalação de uma cisterna ou valas para encanamento, precisamos estar perto caso os escavadores encontrem algum artefato”, esclarece Scott Joseph Allen, profissional responsável por acompanhar as obras.
 
Scott é americano, mas fez doutorado sobre a Serra da Barriga. Ele foi contratado pela construtora depois que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) informou que o único profissional de alagoas com essa especialização estaria indisponível.

Já que a obra está praticamente pronta, a previsão é que o trabalho do arqueólogo dure cerca de duas semanas. Desde que durante as escavações não sejam encontrados objetos históricos importantes. “[Se algum objeto for encontrado] nós pedimos para a equipe que está escavando passar para outra parte, monitoramos a área e registramos aquele vestígio” explica o arqueólogo.

Segundo a construtora, depois que terminarem as escavações, será feito um trabalho de finalização. Com isso, a previsão é que o parque esteja pronto em fevereiro de 2014.

Fonte G1
Fotos JMarcelo Fotos

Bem vindo a Cachoeira do Ximenes em União dos Palmares


Quando a sociedade palmarina fala em turismo a primeira coisa que vem à cabeça é a Serra da Barriga, refúgio de milhares de escravos. A indústria sem chaminé, como é conhecido o turismo, poderia ser uma das principais fonte de renda de União dos Palmares por causa da sua história.

Cidades que exploram o turismo sabem da importância do seu retorno financeiro que os visitantes podem trazer. Grandes cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, entre outras, investem pesado em propaganda e infraestrutura para atrair turistas. Uma cidade como União dos Palmares com o potencial turístico que tem (a Serra da Barriga, Patrimônio Histórico Nacional) não pode ter tão poucos investimentos nessa área.

Como nossos governantes municipal, estadual e federal unirão forças para incentivar o turismo na região? Quando a sociedade irá cobrar melhorias para a cultura local e valorizá-la? Certamente, quando essas perguntas forem respondidas com novos incentivos teremos grandes oportunidades para o desenvolvimento cultural e financeiro da cidade.

Poderemos incluir no "pacote" turístico outros pontos como a Pedra do Negro Sueca, no Sítio Sueca de Baixo, a Fazenda Anhumas, a trilha ecológica na serra dos Frios, o distrito do Timbó, e a visita ao Cruzeiro do Século XX, etc.

As fotos que ilustram essa matéria são na zona rural, nas cachoeiras do Sítio Ximenes. Apesar do difícil acesso a vista e o banho na água gelada valem a pena todo o esforço.

No caminho muito ar puro, verde, animais e a simpatia dos moradores que saúdam de maneira simples quem vai passando. As cachoeiras do Ximenes são perfeitas para a pratica do rapel. O pouco da Mata Atlântica do lugar poderia ser utilizada como trilhas para motos.

Já está na hora do palmarino valorizar suas riquezas culturais, ecológicas e religiosas, para então começar a ganhar RESPEITO e DINHEIRO de quem vem de fora.  


Terceiro e último momento da oficina de formação do projeto “Estudos Municípios Canavieiros 2013" Por Aparecida Lopes



O II Encontro do Projeto ESTUDOS MUNICÍPIOS CANAVIEIROS 2013 foi realizado no dia 25 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação - Auditório José Correia Viana, de caráter avaliativo, esse foi o 3º momento de interação entre a formadora Iara Castellani (Editora Horizonte, São Paulo) e os professores de Geografia e Ciências de 8º e 9º ano (antigas 7ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental das instituições de ensino de São José da Laje e União dos Palmares.

Esse encontro presencial de 4 horas teve como finalidade socializar os resultados do trabalho desenvolvido nas escolas desde o I Encontro, os docentes apontaram os aspectos negativos e positivos do processo educativo de estimular o estudo das diferentes formas de geração de energia, destacando as alternativas renováveis, como a bioeletricidade e receberam o certificado de conclusão de formação referente ao projeto, conforme a seguinte metodologia da oficina de formação:

Dois encontros presenciais e um encontro a distância, sendo o 1º momento: encontro de formação (presencial de 4 horas) realizado no dia 21 de junho, com o intuito de apresentação da proposta de trabalho e planejamento do trabalho pelo professores envolvidos; O 2º momento: encontro de execução (a distância), durante o mês de agosto, os docentes desenvolveram com seus alunos as atividades que aprenderam com Iara Castellani durante a formação; 3º momento como citado acima.

Esses três momentos totalizaram uma carga horária de 10 horas de formação. As escolas participantes receberam 3 kits educacionais, cada um composto por 1 caderno do professor, 4 pôsteres e 1 DVD Multimídia.

Esse estudo é uma iniciativa do projeto AGORA que visa a união de empresas e entidades associadas à cadeia produtiva de cana-de-açúcar, em parceria com dezenas de Secretarias de Educação e produção da Editora Horizonte.

A última adesão ao projeto foi realizada em 2011, o Estudo foi produzido pela Editora Horizonte e patrocinado pelo projeto AGORA, as secretarias tiveram somente as incumbências de disponibilizar o espaço e preparar o equipamento adequado para a realização das duas oficinas de formação presenciais. 

Em 2013, a SEMED aprovou a adesão ao projeto, propiciando aos professores, círculos de aprendizagem voltados ao tema BIOELETRICIDADE, dentro duma perspectiva de Alfabetização Científica. Diante da discussão sobre energia sustentável a secretaria presenteou a Sala Verde Serrana dos Quilombos, um Centro de Referência em Educação Ambiental, com a responsabilidade de articular o trabalho no município polo – União dos Palmares.

Aparecida Lopes, Diretora do DEA/SEMED



+ fotos AQUI

É hoje!!!

Hoje quinta-feira, dia 31 de outubro será a realização da II Amostra Literária da Escola Estadual Rocha Cavalcanti. "Nesse momento nossos alunos apresentarão autores e suas obras, onde o público infanto  juvenil se deliciará da leitura, contação de histórias e apresentações teatrais". Elysabeth Melo.

Hoje 31 de outubro, dia das Bruxas, rola a Noite do Malassombro em União dos Palmares, partindo do cemitério municipal, o "desenterro", tal cortejo percorre de lá até um local funesto qualquer... Tipo em frente a prefeitura Municipal como foi o 1º Malassombro que por coincidência estimulou a imaginação da comunidade que acreditou se tratar de um protesto político, onde o então prefeito teria sido velado. Pura ficção, não foi protesto no primeiro, nem no segundo e muito menos em outras edições da Noite do Malassombro.