Pages

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Campanha Eu Contribuo! Vai as Ruas e Mobiliza População de União dos Palmares


Começou ontem, 6 de novembro, a campanha "Eu Contribuo!", do Hospital São Vicente de Paulo, aqui em União dos Palmares. A campanha começou pelos bairros Fátima e Alto da Boa Vista.

O porta-a-porta começou às 09:30h e contou com os estudantes e professores dos Colégios Educandário Olímpia e José Correia Vianna. Diretores do hospital e o radialista Kleber Marques, que com sua empolgação ia chamando os populares para participarem da campanha.

Edvane Calixto, diretora administrativa do hospital, participou de uma entrevista na rádio Farol FM, que contou com a participação de radialistas da rádio AG FM. Logo depois se encontrou com o grupo, que debaixo de chuva ia preenchendo o formulário dos moradores que aderiram a campanha.

Na próxima semana, a campanha chegará a outros bairros e contará com a participação de outros radialistas de União e estudantes.

A campanha "Eu Contribuo!" funciona da seguinte maneira: a pessoa que aderir terá incluso em seu talão de água o valor de R$ 2,00 ou outro valor que o contribuinte queira pagar.

Edvane reforça que as pessoas que quiserem contribuir com o hospital, com o valor de R$ 2,00, ou maior, podem procurar a direção do São Vicente ou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de União – SAAE, que é parceiro na campanha.






Click para ver maior as imagens

Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro: “Celebração da Obra e Vida de Abdias Nascimento”

Acontece dia 12 de novembro, em Maceió, AL o Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento.

*Ígba Ábídí, literalmente significa “cabaça das letras” e remete para a representação yorùbá do mundo. Nesse sentido, ígba ábídí, tem por princípio simbolizar a cabaça da existência contendo em si as letras, princípio da formação das palavras, e desse modo da comunicação e da transmissão de conhecimentos.

Promovido pelo Projeto Raízes de Áfricas, AL o Ígba Ábídí tem a proposta de apresentar, debater e celebrar a trajetória de vida e obra de Abdias Nascimento em defesa do povo negro e para a organização do Movimento Negro no Brasil e exterior.

A realização Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro “Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento’, conta com o apoio do governo do estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Secretaria de Estado do Planejamento e do e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, Secretaria de Cultura e Gabinete Civil. Como também da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas, Editora Ética do Brasil, Aloísio Alves, da Chama Publicidade, Fundação Cultural Palmares e Secretaria de Promoção e Políticas para Igualdade Racial/SEPPIR

A programação

A programação do Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento prevê a apresentação do documentário sobre Abdias Nascimento, produzido pela TV Câmara de Fernando Bola e “Abdias Nascimento – Memória Negra” ,sob a direção de Antonio Olavo.

Também serão realizadas mesas-redondas, palestras que contarão com a presença de militantes, professor@s e pesquisador@s e personalidades nacionais e internacionais.
As palestras serão seguidas de debates abertos ao público.

Participação de personalidades nacionais e internacionais.

Como referência de várias gerações, um ícone da significativa cultura e memória negra Abdias Nascimento agregou no entorno de sua história, diversas gentes de militantes/ativistas a intelectuais de renome nacional e internacional.

E para celebrar a vida e memória de Abdias autoridades e personalidades internacionais e nacionais estarão em Alagoas, como palestrantes no Ígba Ábídí, Wande Abimbola, babalawô, professor e ex-reitor da Universidade Obafemi Awolowo (Universidade de Ife), Nigéria, pesquisador e escritor, maior autoridade sobre o corpo literário de Ifa. Patrick Bellegarde-Smith, Professor Emérito de Estudos Africanos da Universidade de Minnesota em Milwaukee, pesquisador e hougan do vodou haitiano, co-fundador da Sociedade de Estudos Acadêmicos da Religião de Matriz Africana KOSANBO. Olatunde Babawale, Professor Diretor, Centro para Civilização e Cultura Negra e Africana, Ministério da Cultura e Turismo, Governo da Nigéria.Felix Ayoh'Omidire, Professor de Línguas e Literaturas, Universidade Obafemi Awolowo, Ile Ife, Nigéria.Emile Latimer, percussionista e pesquisador de Búfalo, NY, EUA.Leroi Callwell Johnson, advogado, músico e artista plástico integrante do Conselho Diretor do MuseuBurchfield-Penney, Búfalo, NY, EUA. Iradj Eghrari, fundador da Ágere, Brasília, e oficiante da religião Ba’hai. Ishola Williams, General da Reserva, República da Nigéria, Ibraheem Muheem, Centro para Civilização e Cultura Negra e Africana, Ministério da Cultura e Turismo, Governo da Nigéria.

Dia 13 de novembro ocorre a cerimônia de deposição das cinzas, próximo a Lagoa dos Negros, na Serra da Barriga, em União dos Palmares.
As inscrições para o Seminário são gratuitas.

Serviço:
Dia 12 de novembro: Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro:“Celebração da Obra e Vida de Abdias Nascimento”
Local: Faculdade Integrada Tiradentes
Horário: 08 às 18 horas
Certificação: 10 horas
Dia 13 de novembro:
Cerimônia de Deposição das Cinzas de Abdias Nascimento no Alto da Serra da Barriga
Horário: 09 às 15 h
Local: Lagoa dos Negros,Serra da Barriga,AL
Para inscrever-se basta enviar um e-mail para celebrandoabdias@gmail.com
Mais informações: (82)8827-3656/3231-4201

*Com informações http://www.cpcy.pt/aseweta/?p=27