Pages

domingo, 6 de maio de 2012

Artesãos Palmarinos Formam Associação


Dispostos a lutar por melhorias e o fomento da produção do artesanato palmarino foi criada uma associação que represente todos os artistas locais. A Associação dos Artesãos de União dos Palmares é presidida pela artesã Maria Benedita. Para a criação, os artesãos contaram com o apoio da ex-secretária de Turismo, Izabel Maia. Para ela, a associação "é um grande passo para o desenvolvimento e fomento do artesanato em nosso município, o qual já é um grande atrativo turistico".

Os artesãos já haviam se reunido no dia 14 de abril, dia que o Mercado de Artesanato completou 17 anos, com o Prefeito Areski Freitas, que se comprometeu em ajudar os artesãos locais. Kil informou que a partir do momento em que a associação estiver registrada fica mais fácil para o governo fazer uma reforma no local.

Kil disse, ainda, que com a associação legalizada os artesãos podem procurar outras parcerias, aumentar os estoque de produtos, ter um ambiente mais agradável para exposição e ter mais força para cobrar do DNIT a documentação para continuar no prédio que fica na Estação Ferroviária.

Para a artesã Maria Benedita, que trabalha com crochê, bordados e pinturas, a maior reivindicação é que após a reforma do prédio outros artesãos e trabalhos como o do Muquém, da fibra da bananeira, as meninas dos limões, Amaro Salvino, entre outros possam ter um stand no Mercado.

Com 17 anos no mesmo local, as artesãs Vanusa Almeida e Maria Lurdes Batista eram as mais animadas. Dona Lurdes disse que já lutou muito pelo artesanato local. Já foi até para reunião com deputados. Antes de se instalarem na estação, a artesã sugeriu outros locais para que os artesanatos fossem expostos para a população e visitantes.

Amaro Salvino começou a produzir algumas peças apenas por curiosidade e por hobby. O ano era 1988 e ele não imaginava que poderia lucrar com a arte de talhar na madeira os mais diversos objetos. De abridor de garrafas a esculturas de animais e quadros de até 1 metro e meio. Amaro é considerado um dos mais criativos do município. Além da madeira, ele tambem trabalha com cerâmica. Muita delas encontradas na rua.

Amaro é funcionário da FUNASA e diz que fica feliz quando ver um artesão vivendo da sua arte. Mas fica revoltado com quem tem um espaço na estação e vende para quem não produz nada. Para ele, "a associação veio num momento certo para os artista da terra, pois vai deixar todos mais fortes".

O artesão José Ricardo trabalha com a fibra da bananeira há 12 anos. Ele formou sua equipe, que conta com 8 mulheres, depois que teve contato com algumas peças feitas da fibra. José Ricardo disse que depois que descobriu uma melhor forma de armazenar o produto, sua produção melhorou. Antes a fibra se estragava com facilidade.

José Ricardo mora no Sítio Pindoba e tem uma linha de 100 produtos. Segundo o artesão, as Feiras dos Municípios Alagoanos que participou foram fundamentais para o desenvolvimento dos seus produtos, pois é lá que muitos contratos e parcerias são feitas.

O artesão e empresário faz entregas diariamente em Maceió e Recife e em algumas empresas como O Boticário, Cacau Show, Água de Cheiro e Gaivota Aviamentos. Para Ricardo é um bom momento nos negócios e ele espera que com a associação todos possam ganhar, pois a reforma no mercado pode trazer novos artesãos e produtos.

Feliz Aniversário Dallas Diego e Mys Medeiros


Camila Galvão, Dallas Diego, Felipe Talles, Laerte Tássio, Zema Silva, Diana Sarmento e Sérgio Rogério
Hugo Oliveira, Carlyson Oliveira, Wenndell Amaral, Dallas, Bruno Monteiro, Tassio Monteiro e Breno Bezerra
Mariana Vital, Carolyne Peixoto, Dallas, Denize Santos e Leyliane Chagas
Sthefany Kelly, os aniversáriantes do dia Mys Medeiros (23) e Dallas Diego (24) com Mila Medeiros

"Os amigos são os familiares que podemos escolher"

Essa frase representa bem este meu fim de semana, rodeado com meus amigos e recebendo mensagens e ligações de muitas pessoas, que mesmo distante lembraram desta data tão importante para mim.

Agradeço a presença e atenção de todos, nos momentos em que nos reunimos, ontem e hoje. Barzinho, almoço e pizzaria.

Nestes curtos 24 anos possuir um rol de amigos deste nível, é um privilégio à qualquer pessoa.

Sei que não foi possível estar junto de todos, mas oportunidades não faltarão.

Deixo-lhes todo meu apreço e agradecimento em forma de canção.

Um forte abraço,

Dallas Diego