Pages

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Engodo Visto do Alto da Serra Por George W B Cavalcanti


Toda a empáfia é só promessa e propaganda farta,

Em se fazer vistosa como se fora algo permanente,

Maldade e olho gordo nessa funesta farra de cobiça,

Nem tudo o que é belo é bom, por mais que pareça;

Ente maldoso não sabe o quanto nos é transparente.


Beleza má não consegue enxergar o seu mundo falso,

Em essência, se a tem, é a sina do pensar equivocado,

Achar-se o esperto e ao outro um tolo é coisa de tarado,

O concurso fútil e fraqueza de uma alavanca sem calço;

Sem nobreza, é beleza que a espuma deixa no passado.


Apenas restolho quando a maré recolhe os carnavais,

Por mais que de dia tenha cores e lantejoulas na noite,

Sempre há quem cate a sujeira e a estenda em varais,

Um olhar acurado que rasga fantasia como fora açoite;

Engodo precipitado às escuras profundezas abismais.


Mas, boa beleza procura achar em si a beleza do bem,

Busca e favorece assuntar outro tanto bem que existe,

No mistério do olhar gentil que transmite tanta certeza,

A bondade a pulsar mesmo no silêncio da coisa quieta;

Toda a insistência da vida que renova tanto a natureza.


A bondade é saudável, oferece o seu olhar serenamente,

Mas, o da maldade é irrequieto e arredio à contemplação,

Não condiz à verdade e contradição sempre transparece,

Há treva contra luz no seu pensar em guerra permanente;

Notório jeito, típico de quem acabou de fazer um mal feito.


O tanto ser, maior do que o ter, é o que em verdade importa,

Justo é o seguir firme, com olhar sereno e o cabelo prateado,

Resistir aos que a memória não perdoa e o passado condena,

Tão leigos em verso e prosa, mas versados em fechar a porta;

Zumbi da serra do vale, em ilha de atraso, é grito não escutado.

Blog George em Dia

União Realizará Dois Amistosos Contra Time do Interior de Pernambuco Por Leonardo Freire


O União, que segue se preparando para a disputa da Segunda Divisão do futebol alagoano, confirmou nesta quarta-feira (3), dois amistosos contra um selecionado da cidade de São Bento do Una, interior de Pernambuco. O primeiro será dia 13, na cidade pernambucana. O segundo confronto acontecerá dia 18, desta vez em União dos Palmares. Será a primeira oportunidade que o técnico Peu terá para observar o elenco palmarino.

"Estamos concluindo o trabalho de preparação física para que a gente possa entrar com um trabalho de treinamento tático e técnico, além de coletivos e amistosos para que a gente possa chegar com toda equipe bem para essa competição", declarou o treinador.

Peu afirmou ainda que até a estreia o União deve fazer quatro amistoso, para que o time possa pegar ritmo de jogo. "Temos que fazer o time se conhecer melhor e jogar dentro daquilo que a gente quer, que é um time guerreiro e um time que cada um saiba o que vai fazer dentro de campo, porque nós sabemos que vamos pra uma competição bem difícil, e sabemos que a única campanha boa é a gente subir o time", disse.

No início da semana a direção do clube apresentou mais dois reforços, os atacantes Thiago, que defendeu o ASA no campeonato alagoano deste ano, e Luiz Carlos, que já atuou pelo CRB. Os novos contratados já estão treinado junto com o grupo.

Para Luiz Carlos (foto), que no ano passado teve uma rápida passagem pelo time palmarino, o momento vivido pelo União é outro. "No ano passado eu cheguei aqui um pouco tarde faltavam 5 jogos para acabar o campeonato, mas hoje é uma nova etapa, um novo ciclo e com certeza a gente vai brigar não só para voltar a primeira divisão, mas também pelo título", disse o atacante.

Em 2011, o União tem como principal desafio voltar à elite do Campeonato Alagoano. Para fazer boa campanha na segundona, a diretoria tem apostado na contratação de jogadores experientes, e já apresentou um time inteiro de novos contratados.

Sol, Mar e História

Vai para Alagoas? Pois saiba que a sua temporada na terra dos marechais pode ser incrementada com roteiros históricos que vão do Quilombo dos Palmares aos antigos engenhos de açúcar.
Aquele céu azul que todo mundo merece continua lá. Junto com os coqueirais, as praias amplas, as lagoas que dão nome ao estado e enchem os olhos de visitantes e locais.

A diferença é que, além dessas belezuras todas, os turistas de passagem por Alagoas agora têm mais opções fora do circuito sol e mar. E podem fazer passeios de caráter cultural e histórico na terra dos marechais. As novidades estão organizadas em dois roteiros: o “Caminhos da Liberdade” e o “Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar” (Rica).

Divulgação/Setur-AL
O Memorial Zumbi dos Palmares: resistência à escravidão
A rota da Liberdade envolve as cidades de São José da Laje, Murici, Ibateguara e, principalmente, União dos Palmares, onde fica a Serra da Barriga, por sua vez, cenário do Quilombo dos Palmares, o maior e mais importante agrupamento de negros escravos fugitivos do Brasil. Todas ficam a pouco mais de uma hora de carro da capital, Maceió.

Além do valor histórico, ainda é possível aproveitar atrações como passeios ecológicos e observação de aves. “O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, vale muito a visita”, afirma a diretora de Articulação, Negócios e Investimentos da Secretaria de Turismo de Alagoas (Setur-AL), Mell Bezerra.

Divulgação/Setur-AL
A Serra da Barriga: visão privilegiada era proteção para negros fugitivos
Segundo Mell, conhecer a região é também aprender um pouco mais sobre a figura de Zumbi dos Palmares, o maior líder negro da história do país, não por acaso à frente do movimento de resistência contra a escravatura que foi o Quilombo dos Palmares. O atual Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma referência ao dia do assassinato de Zumbi: morto na data, em 1695, numa emboscada. Uma vez lá, além de refletir sobre o passado escravagista brasileiro, preste bem atenção na vista privilegiada, e verde, da Serra da Barriga. Capriche nas fotos.

Caminhos do açúcar

Segundo roteiro destacado, o Rica tem pontos de visitação em Marechal Deodoro, Rio Largo, União dos Palmares, Pilar, Coruripe, São José da Laje, Maragogi e Maceió. Assim como acontece com o “Caminhos da Liberdade”, todas as cidades ficam a uma hora e meia de carro, no máximo, da capital. E rendem passeios de um dia sem que seja preciso correr para ver tudo.

Divulgação/Setur-AL

O prédio da Associação Comercial de Maceió: fotos, muitas fotos
Em Maceió, um dos destaques da rota é o bairro de Jaraguá, tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Alagoas. Não deixe de visitar o Museu Théo Brandão, nome que reverencia o trabalho de um dos maiores estudiosos do folclore nacional e o imponente prédio da Associação Comercial de Maceió (muitas fotos, por favor).

Aqui, cabe uma curiosidade sobre a capital alagoana: a cidade teve origem exatamente num engenho, o “Macai-Ok”, nome indígena que significa “aquele que tapa o alagadiço”.

Divulgação/Setur-AL
Ruínas do antigo engenho que hoje é a Usina Leão: clima de outros tempos
Seguindo os caminhos do açúcar, a Usina Leão, em Rio Largo, foi a primeira a ser implantada em Alagoas com capital próprio e estadual. Funcionando como engenho até 1894, possui hoje um Instituto Cultural e pode ser visitada pelos turistas. Deixe-se levar pelo clima de antigamente e trate de aproveitar o dia.

Na mesma linha, outra dica boa dentro do Rica é conhecer a Fazenda Marrecas, no município praiano de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. Instalada numa área total de 20 mil metros quadrados, a fazenda é considerada um dos mais importantes exemplares do ciclo de produção de cana de açúcar do Brasil colonial. O casarão-sede, por exemplo, data de 1780.

Hoje transformada em hotel, a Marrecas possui ainda resquícios da antiga senzala (sobre a qual foi erguida parte das suítes) e uma capela. Há ainda atrações como passeios de charrete e trilhas ecológicas. E o que é melhor: nem precisa ficar hospedado se não quiser. Pode passar o dia apenas, almoçar por lá, tranquilamente.

Divulgação/Setur-AL Divulgação
Marechal Deodoro: história e pólo de restaurantes de frutos do mar
Fechando a lista dos maiores destaques em seu tour histórico-cultural pela terra do escritor Graciliano Ramos, não deixe de visitar Marechal Deodoro. Primeira capital de Alagoas, a cidade do século 16 homenageia o proclamador da República e primeiro presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca. Quer outro bom motivo? É lá que o funciona o maior pólo gastronômico de frutos do mar da América Latina, no Povoado da Massagueira.

Se ficar em dúvida, diante de tantas opções para matar a fome de peixe frito e camarão ao molho de coco, tente os tradicionalíssimos (e frequentadíssimos pelos locais) Bar da Ilha e Bar do Pato.

Animado? Pois bem, para dar conta de tantos passeios, confira as informações detalhadas no site da Setur-AL, alugue um carro e viaje por conta própria a partir de Maceió, indo e voltando no mesmo dia sem maiores dificuldades. Ou, mais prático ainda, contrate os serviços de uma das operadoras autorizadas pela secretaria para oferecer os roteiros. Seja como for, descubra que, sim, com um pouco de história a sua temporada no estado há de ficar ainda mais gostosa.

Serviço

Secretaria de Turismo de Alagoas
www.turismoalagoas.al.gov.br

Fazenda Marrecas
www.salinas.com.br/marrecas/pt/home/home.php

Marechal Deodoro
www.marechaldeodoro.al.gov.br

Operadoras Credenciadas

Aeroturismo
www.aeroturismo.com.br

Caminhos das Alagoas
www.caminhosdasalagoas.blogspot.com

Costazul Turismo
www.costazulturismo.com.br

Luau Turismo
www.luauturismo.com.br

Transamérica Turismo
www.transamericatur.com.br

Atividade em União dos Palmares



Nesse final de semana, 6 de agosto de 2011, estaremos ministrando oficina de maracatu em União dos Palmares (Alagoas).

No dia 7 de agosto, à tarde, estaremos batucando na praça central de União.


Blog Afro Caeté