Pages

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Palmarino considerado o melhor do mundo no futevôlei

Bello, o jogador palmarino considerado o melhor do mundo no futevôlei. AQUI

TJ nega reintegração de posse à Usina Laginha

O Desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo negou pedido de efeito suspensivo da decisão que permitiu a ocupação de terras da Usina Laginha por integrantes do movimentos Via do Trabalho e Luta pela Terra. A decisão mantida, oriunda da 29ª Vara Cível de Maceió, determinou que militantes dos movimentos desocupassem uma área da Usina, porém autorizou a ocupação de outra parte do terreno.

A determinação do primeiro grau considerou questões de ordem econômica e social, “traduzidas no estado de miserabilidade e abandono dos invasores”. Também foi relatado que a empresa se negou a fazer qualquer concessão que pudesse levar ao fechamento de um acordo, como proposto em audiência.

Os advogados da Usina alegam que a decisão recorrida feriu o ordenamento jurídico quando autorizou que os membros do movimento ocupassem propriedade privada. De acordo com a defesa, a função social da propriedade está sendo efetivada, considerando que de sua atividade agroindustrial derivam emprego, renda e desenvolvimento. Citou-se ainda o fato de a empresa estar em processo de recuperação judicial, o que agravaria os prejuízos gerados pela decisão.

O desembargador Tutmés Airan entendeu que as questões sociais envolvidas possuem valor constitucional tão relevante quanto o direito à propriedade privada. “O deslocamento dos agravados para outra área, ainda que de propriedade da agravante, torna-se uma medida aparentemente adequada, não só pela questão social envolvida, mas também por não restar comprovado que esta outra área também é produtiva”, ponderou.

Também pelo fato de autorização de ocupação ser temporária, Tutmés Arian considerou que não ficou caracterizada lesão grave que exija a imediata suspensão dos efeitos da medida. A decisão está disponível no Diário da justiça Eletrônico desta quarta-feira (06).
 
Ascom TJ/AL

Tv Pajuçara grava com grupos Culturais Palmarinos

Ao som de batuque, danças, e muita alegria, grupos culturais de União dos Palmares gravaram para a TV Pajuça, que esteve no município na manhã desta quarta-feira (6).

A equipe da Pajuça chegou a União por volta das oito horas da manhã e seguiu em direção a “Serra da Barriga” primeira parada para as gravações. Um dos grupos a se apresentar foi o Lundun da Escola municipal Fernando Juazeiro, o grupo resgata a dança africana trazida povos africanos para Alagoas, e que dá origem ao nome do grupo.

Outros grupos que gravaram para emissora foi o “guerreiro” da Escola Salomé da Rocha Barros, que homenageia o grande mestre de guerreiro palmarino Antônio João da Silva, seu Cabocolino, e a Banda Afro Nação Dandara.

O povoado remanescente do “Quilombo”, Muquém, a casa Jorge de Lima, a Estação Ferroviária e o museu Maria Mariá também receberam a visita desses profissionais de imprensa, que minuciosamente fizeram a matéria referente ao 20 de novembro, data que se comemora o dia Nacional da Consciência Negra.

Acompanharam a equipe da Tv Pajuçara os técnicos de Turismo do município, Cleiton Santana, Carlos Vasconcelos, e Carlos Manoel. Também estiveram presentes os coordenadores dos grupos culturais e profissionais de empresa. 

A matéria será exibida na sexta-feira dia 15 de novembro no programa “Feito para você” apresentado pelos jornalistas Márcio Freire e Fabíola Aguiar na rede Record.

Por: Natally Tenório
Foto: Secretaria de Turismo

A presidente Dilma Rousseff nas comemorações do 20 de Novembro, será?


"As notícias circulam circulantes e falam da participação da Excelentíssima presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Roussef, na celebração do 20 de novembro, na Serra da Barriga, em Alagoas". Na 3ª Conferência da Igualdade Racial, em Brasília. Arísia Barros

 Fonte: Arísia Barros

Rio Mundaú a trilha dos escravos



Presume-se que tenha iniciado em meados do século XVII (1600) devido à extensa mata fechada, a única trilha eram às margens dos rios de Alagoas e Pernambuco.

Seguiam sem rumo até serem atraídos pela beleza do riacho Macacos e da mata ciliar, que abrigava muitos símios e de imensa plantação de palmeiras existente no alto da Serra da Barriga (Quilombo dos Palmares) hoje ponto turístico de União dos Palmares.

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Alagoanos e Moradores do Município.

José Carlos F. da silva – (82) 9633 9334
Téc. de Estudos e Pesquisas do IBGE

 

Zumbi dos Palmares - Série "Construtores do Brasil" - TV Câmara


Herói da resistência à escravidão

Zumbi nasceu em uma das aldeias do então Quilombo de Palmares, entre Pernambuco e Alagoas, provavelmente em 1655, e foi morto na atual Serra dos Dois Irmãos, em Viçosa (AL), em 20 de novembro de 1695.

Zumbi é símbolo da penosa e brava luta dos negros contra a escravidão. Como uma espécie de rei do Quilombo de Palmares, incentivou a fuga dos escravos e enfrentou várias expedições de extermínio até retirar-se para a guerrilha. Traído, foi morto numa emboscada.