Pages

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"Começou a Barganha, o Posicionamento Partidário, os Conchavos, as Rasteiras e Todo Tipo de Safadeza." Por Jailton Alves

Caros Amigos do Mesa Z Quero parabenizá-los pela grande audiência do programa tanto em nossa cidade como em todas as regiões do país através da Internet, divulgando, orientando e, sobretudo levando cidadania para os seus ouvintes.

Observando a movimentação política, neste momento que antecede a eleição municipal, tenho a mesma impressão que a de eleições passadas, ou seja; nada mudou ou mudará até a contenda final.

Começou a barganha, o posicionamento partidário, os conchavos, as rasteiras e todo tipo de safadeza. Agora é cada um por si e Deus contra todos, porque eles sabem muito bem o que fazem! Chegou a hora da briga, da encrenca, o arranca-rabo, da sacanagem em troca de uma
boa sigla e de uma boa coligação.

Hoje no nosso país não existem ideologias políticas. O que se ver na verdade são políticos ávidos pelo poder, buscando ascensão social para si, seus familiares e amigos. Embora ainda existam, os partidos só servem para o “pleiteante” alcançar o seu objetivo que é está na próxima legislatura ocupando um lugar, onde possa usufruir do dinheiro público originário do pagamento
de parcos trabalhos e de outras “cositas mas”.

Este movimento político que é considerado estratégico para um bom começo de campanha, pode até ser muito desgastante para os candidatos quanto para os eleitores; que também se articulam para apoiar o candidato que melhor lhe “convier”; pois são poucos os eleitores que votam com consciência, procurando eleger o candidato que tenha a melhor proposta política.

Com os partidos políticos servindo meramente de trampolim, essas siglas viraram alvo de “gangues” que tem como principal articulador o “dono” do partido, também chamado de presidente. Por este motivo, um pretenso candidato, de boa índole, que tenha compromisso com a população, não terá oportunidade de sair candidato sem se corromper com as proposta do “dono” do partido.

É neste momento que ocorre a primeira etapa da corrupção que irá acompanhar o candidato da campanha até o seu ingresso, se for eleito, em um cargo político. E está situação o acompanhará por toda sua vida política.

Diante do exposto, gostaria de saber:

1 – Os colegas do Programa Mesa Z concordam que em nossa cidade esta
prática maléfica é recorrente?

2 - Claro que temos exceções, mas vocês não acham que a articulação
partidária é a primeira forma de corrupção?

3 – Na história da política palmarina, tivemos algum político que se
regenerou ou eles se dizem regenerados apenas quando estão querendo
voltar ao poder?

4 – Vocês acham que os eleitores palmarinos confiam nos nossos
representantes atuais?

5 – Poderemos ter surpresas na próxima eleição para prefeito e
vereadores ou iremos continuar com a maioria das “velhas Raposas”?

6 – Algum partido já divulgou o seu projeto político para os próximos
quatro anos?

7 – Mano, Afrânio, Praxedes, Iram e as suas descendências até a décima
quinta geração merecem outra oportunidade na prefeitura de União?

Um abraço a todos e sucesso!

Jailton Alves

Jornalista: Profissão ou esconderijo? Por Dallas Diego


Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Partindo do pressuposto do dispositivo constitucional acima exposto, pode-se verificar que qualquer cidadão tem direito a expressar o pensamento, desde que assine a autoria de artigos, matérias e outros que por analogia sejam classificados.

Hoje, é muito costumeiro verificar o não cumprimento do Art. 5º, IV da CF/88, por parte de "jornalistas", que praticam uma escrita que não condiz com os preceitos éticos e morais da classe. Seguindo mais adiante no mesmo artigo da Magna Carta Brasileira, podemos verificar:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Como bem sabemos, não há-de haver censura prévia, pois a ditadura já não faz mais parte do nosso cenário político. Muitos "jornalistas" usam da prerrogativa da liberdade de expressão para escreverem absurdos acerca de fatos e pessoas e usam como escudo o texto constitucional.

Em uma cidade interiorana de Alagoas, por exemplo, certo blog fere todos os princípios de um bom Jornalista - agora sem aspas - motivos para descrever é o que não faltam. Comentários liberados a torto e a direito, que insultam mais ainda as "vítimas" mencionadas nas postagens e o pior de todos os fatos, revelar informações pessoais de quem comentou de maneira contrária a opinião da postagem, sendo assim uma forma de amedrontar e constranger as pessoas.

Chegando ao fim, vale mencionar outro inciso do Artigo 5º da CF/88:

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

Começando pelo direito de resposta, qual jornalista sério faz piadas com o direito de resposta? Qual jornalista sério não teme a Justiça quanto ao mérito de decisões desfavoráveis a sua pessoa, mesmo sendo reincidente em processos por danos morais e a imagem?

Jornalista: Profissão ou esconderijo?

Blog Caderno B

"O Cinéfilo é Meio Ladrão" Ranieri Brandão

Ontem aconteceu a abertura da II Mostra Quilombola de Cinema. Estiveram presente José Maria Ferreira (Zema) e Thiago Alexandre do Cineclube Lanterna Mágica, Elson Davi e Mário Sérgio, secretários de Cultura e Comunicação e o jornalista Ranieri Brandão

O estudante de Letras/Uneal Zema falou da importância da mostra, que irá apresentar filmes "que irão contribuir com a programação do mês da Consciência Negra e valorizar mais a cultura palmarina".

Elson Davi em sua fala agradeceu aos estudantes Thiago Alexandre e Zema pela parceria que vem tendo com o cineclube. Agradeceu, ainda a professora Maria Aparecida, mais conhecida como Cidinha da Sala Verde, por sempre estar presentes com os alunos da Escola Rocha Cavalcanti aos eventos da Secretaria de Cultura.

Elson Davi ressaltou que desde 2009 o Mês da Consciência Negra vem se consolidando como um dos principais eventos do município.

O fotógrafo Thiago Alexandre, um dos palestrantes da noite, apresentou o Lanterna Mágica e o seu principal projeto: o Cine Cultura, que tem suas sessões aos sábados no auditório da prefeitura. Ele convidou todos os presentes para prestigiar o Cine Cultura.

O crítico de cinema Ranieri Brandão disse que aquele encontro seria uma conversa. Ele falou um pouco da profissão de crítico e como é o espaço no jornalismo alagoano. Ainda falou das experiências pessoais com o cinema. Ranieri dividou a conversas em partes, mas pontoou a palestra falando da relação das críticas.

No final da palestra houve algumas perguntas e a palestra virou uma gostosa "conversa" entre amigos.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Raniere Brandão clique aqui.

A programação segue hoje com a exibição do filme, do diretor alagoano Cacá Diegues, Ganga Zumba. A partir das 16 horas, no auditório da prefeitura.






click nas fotos para ver em tamanho maior

Participem do Programa Mesa Z Através do Fone 3281-3669

Neste sábado (12/11) ao meio-dia os Jornalistas Davi Soares e Maikel Marques estarão no Programa Mesa Z da Rádio Zumbi Fm 87,9. Batendo um papo com a aquipe do programa.

Twitter: @programamesaz
pelo e-mail radiozumbifm@hotmail.com

Ou escreva para Rua Marechal Deodoro nº 191 - 1º andar Cep: 57.800-000 Centro
União dos Palmares - AL.