Pages

sexta-feira, 27 de maio de 2016

PROGRAMAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO DA TOCHA OLÍMPICA EM UNIÃO DOS PALMARES – ALAGOAS

CHEGADA: 09h55 – Recepção no Ginásio de Esportes na entrada da cidade com a presença de autoridades do município – Roda de Capoeira, com os grupos: Abadá, Palmares e Tradição.
INÍCIO DO REVEZAMENTO: 10h00 – Apresentações culturais ao longo do percurso dividido em três pontos:
1 –  Posto Vergetão -  Apresentação da Banda de Fanfarra do Colégio Mário Gomes
2–  Praça de Alimentação – Maculelé Grupo Gameleira
3 – Praça Rocha Cavalcanti – Dança Afro composta pelos alunos da Escola Estadual Rocha Cavalcanti
CELEBRAÇÃO: 10h15 – Praça Basiliano Sarmento, centro da cidade:
  • Grupo de Capoeira Legião Brasileira.
  • Apresentação de teatro da Secretaria Municipal de Educação.
SAÍDA PARA A SERRA DA BARRIGA – 10h30
PREVISÃO DE CHEGADA – 10h47
Recepção da Tocha Olímpica feita pelos religiosos de matrizes africanas, grupos culturais, comunidades quilombolas e autoridades. Recepção com os religiosos – 150, Capoeiristas – 50 e Grupos culturais – Arafunfun Omanjerè e Afrocaeté - 50.

SAÍDA DO COMBOIO OLÍMPICO DA SERRA PARA GARANHUNS – 11h32

Na saída do comboio com os veículos, não haverá revezamento.

Alagoas prepara uma grande festa para receber a Tocha Olímpica


O símbolo dos jogos Olímpicos chega em Alagoas domingo (29). A primeira cidade a recebê-la será São Sebastião, seguida por Arapiraca e São Miguel dos Campos, fechando o percurso com Maceió. Na segunda-feira (30), a Tocha será levada da capital para Murici, finalizando sua passagem pelo Estado em União dos Palmares, na Serra da Barriga. 

Em Alagoas, o revezamento irá percorrer cerca de 40 km e terá 196 condutores.  Para organizar a passagem da Tocha foi criado um grupo de trabalho formado por representantes dos municípios participantes, órgãos estaduais, incluindo as Secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e Cultura (Secult), Polícia Federal, Militar, Civil, e Guarda Municipal, além do Exército e da Agência Nacional de Inteligência (ABIN). 

São Sebastião, conhecida como a terra da renda de bilro terá um trajeto de 2,7km com a participação e 14 condutores.   “A cidade está muito orgulhosa em poder receber a Tocha e se preparou da melhor forma envolvendo os alunos das escolas municipais e toda população para a participação dessa grande festa.” afirmou Alissandra Lucena, coordenadora do grupo de trabalho de São Sebastião. 

A Tocha será conduzida por locais importantes da cultura e da história alagoana como a Serra da Barriga, em direção ao memorial Zumbi dos Palmares. Em Arapiraca, o percurso seguirá pelo parque Ceci Cunha até Ginásio Poliesportivo João Paulo II, onde ficará em exposição para o público. 

Em Maceió, a chama olímpica será levada pelas ruas da cidade e será recebida pelo Festival Cultural da Tocha Olímpica com artistas alagoanas como Wado, Deslucro e Vibrações. 
A secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, destaca a importância deste momento “A Tocha Olímpica simboliza a paz e Alagoas está preparando uma grande festa para recebê-la, os municípios que fazem parte do revezamento estão contando os dias para este momento”, concluiu a secretária.
NOTA OFICIAL


A Prefeitura Municipal de União dos Palmares comunica a todos que segunda-feira, dia 30 de maio, o município irá receber a Tocha Olímpica. Diante disso, informamos aos moradores e comerciantes das seguintes ruas e avenidas por onde passará a tocha: Avenida João Lyra Filho, defronte ao Ginásio de Esportes, Avenida Antônio Gomes de Barros, Praça da Alimentação, Avenida Monsenhor Clóvis, Rua Edgar Sarmento, Rua Presciliano Sarmento, Rua Correia de Oliveira, (antiga feira da batata), Praça Basiliano Sarmento, Rua Tavares Bastos (antiga rua do Colégio Santa Maria Madalena), Rua Miguel Palmeira,  Rua Orlando Bugarim e Praça Antenor Uchôa, que essas vias serão bloqueadas a partir da noite de domingo dia 29 até às 12 horas de segunda-feira, dia 30.
A coordenação da passagem da tocha lembra aos moradores das ruas e avenidas citadas, que não deixem carros, motos, ou outros veículos estacionados nas portas de suas residências durante o percurso, a fim de evitar transtornos.
Informamos ainda que, nesse dia, será decretado ponto facultativo e as repartições públicas do município não irão funcionar como também não haverá feira livre. A responsabilidade dos bloqueios será da SMTT, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.
Desde já, agradecemos o apoio e a compreensão de todos.

Prefeitura Municipal de União dos Palmares 24 de maio de 2015