Pages

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Coletivo A Fábrica homenageia uma das artesãs mais conhecida de Alagoas


A programação cultural do Mês da Consciência Negra 2012, em União dos Palmares, é uma das maiores dos últimos anos, já que a sociedade palmarina está tendo a oportunidade de ter eventos paralelos aos oficiais. Esse ano podemos conferir a programação da Fundação Cultural Palmares, de 12 a 14 na UNEAL e 20/11 na serra da Barriga. A programação da Secretaria de Cultura começou dia 06 de novembro e termina dia 20. A ONG Tambores da Liberdade fará um evento dia 19 de novembro no Conjunto Padre Donald e tem festa no Povoado Muquém no dia 17, no Projeto Muquém Cultural.  

Ontem começou mais um evento voltado para o Mês da Consciência Negra, dessa vez com o Coletivo A Fábrica (de 12 a 24/11). O projeto NEGRACOR: Pintando a Consciência, foi aberto com a exposição fotográfica, Irinéia: Um Sutil Olhar. A mostra de fotos expostas na Casa Maria Mariá, retrata uma das artesãs mais famosa do Estado de Alagoas, a senhora Irinéia Rosa Nunes. A mestra faz parte do Registro do Patrimônio Vivo em Alagoas (RPV/AL) desde 2005. Ontem na abertura da exposição ela agradeceu aos organizadores da mostra pelo carinho com que foi tratada e pelo presente que recebeu das mãos de Zulu Fernando, um dos organizadores do evento: um quadro com uma foto dela com o seu marido, tambem artesão, Antonio Nunes.

Na abertura Zema falou que o projeto da exposição levará as peças e os retratos de dona Irinéia e seu Antonio para outros espaços. Em murici a exposição ficará aberta ao público durante o Festival da Natureza. Há planos de levar a exposição para Maceió. Em sua fala um resumo sobre o projeto e a programação. 

O Secretário de Cultura, Elson Davi falou da felicidade de participar de ações que venham engradecer a cultura em União dos Palmares e lembrou que desde 2009 a secretaria tem desenvolvidos projetos que dão visibilidade a cultura do município e seus artistas. Segundo Elson Davi, a parceria com os grupos culturais foram importantes, já que são eles que conhecem suas atividades e puderam contribuir com os eventos e com o Plano Cultural de Cultura. Genisete Lucena, falou da parceria com o Coletivo A Fábrica e dos projetos futuros. Aos presentes na exposição explicou que há o interesse da próxima gestão em dá continuidade aos trabalhos que veem dando certo na cidade.      

O fotógrafo da mostra, Thiago Alexandre, disse que estava feliz por retratar uma personalidade como dona Irinéia e explicou sobre o conceito das fotos e recebeu o aplauso de alunos do Educandário Olímpia.

No fim da cerimônia Minervino leu uma crônica sobre a artesã. O momento mais emocionante ficou por conta de seu Antonio. Ele falou da alegria de participar desse momento, a primeira vez em que recebe um convite, e chorou ao se vê retratado com sua esposa.
     

A I Semana de Mostra Cientifica, teve início na noite dessa segunda-feira, 12, reunindo dezenas de pessoas, em sua maioria, universitários no Campus V da Uneal, centro de União dos Palmares.
O evento é uma realização da Fundação Cultural Palmares no Estado, em parceria com a Uneal e foi organizado pelo Grupo de Estudos – Identidade e Relações Raciais, coordenado pela Profa. Ma. Lwdmila Constant Pacheco.

Na abertura do evento que faz parte da programação do mês da Consciência Negra, Genisete Sarmento, chefa da representação da FCP/AL, falou da importância do evento e de receber mais uma vez o Professor Dr. Sávio de Almeida que tem um vasto trabalho sobre a história dos quilombos.
“Vocês tem que conhecer a história de União e repassar, principalmente aos seus alunos, já que a maioria que está aqui serão professores”, disse.

Após a palestra do Professor Sávio, o público foi agraciado com uma palestra sobre a religião Candomblé, ministrada pelos estudantes, Ana Luísa e Júnior Santos, ambos de Maceíó.

A programação segue até quarta-feira, 14, com apresentações dos trabalhos científicos voltados a temática do município.
 
O Relâmpago

Programação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares - Serra da Barriga