Pages

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Em nome da luta de Abdias Nascimento, o ator Lázaro Ramos recusa homenagem do Senado Federal


Nesta sexta-feira (4) Lázaro enviou uma comunicação à Comissão da Comenda Abdias do Nascimento formalizando sua recusa à homenagem.

“Abdias do Nascimento foi um homem que estava na trincheira da luta pelos direitos da população negra e menos assistida do país.

Tem uma história de luta que é referência para todos nós que queremos um país mais igualitário.

Neste momento não me sinto confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem pois acho que o momento do país é de conscientização, de organização para compreender em que momento histórico estamos, e quais passos precisamos dar para fazer com que a tão sonhada igualdade aconteça um dia de verdade.

“Então, por esse motivo, recuso essa homenagem na esperança de que tenhamos consciência de que o importante não é o aplauso pelo que foi feito e sim o próximo passo a ser dado”

Abdias Nascimento

O jornalista  e ex-senador, Abdias Nascimento, que morreu em 2011, aos 97 anos, é uma das referências do movimento negro brasileiro. Em 1948, junto com amigos, fundou o jornal O Quilombo, que deu voz a grupos sociais esquecidos pela grande mídia.

Quando a ditadura militar instaurou Ato Institucional Nº 5, em 1968, Abdias Nascimento foi para o exílio e ficou 13 anos longe do Brasil. Ele também foi senador pelo estado do Rio de Janeiro  entre  1997 a 1999. Assumiu a cadeira no Senado após a morte do pensador brasileiro Darcy Ribeiro, em fevereiro de 1997.

Abdias Nascimento morreu em 23 de maio de 2011, no  Rio de Janeiro.
As cinzas de Abdias Nascimento estão depositadas no Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, AL.

Com informações: http://www.revistaforum.com.br/2016/11/05/lazaro-ramos-recusa-homenagem-no-senado-em-virtude-do-momento-do-pais/

"Estou Muito Emocionada"  Léa Garcia 
Reportagem dia 14/11/2011
 
Cinzas de Abdias Nascimento são depositadas na Serra da Barriga

Uma cerimônia ocorrida neste domingo, 13, homenageou o ativista negro, e ex-senador Abdias Nascimento, onde suas cinzas foram depositadas na Serra da Barriga, município de União dos Palmares, um local simbólico, que reflete a luta dos negros pela liberdade, por quase um século.

Diversas autoridades se fizeram presentes ao evento, como também caravanas de vários estados brasileiros, religiosos de matriz africana e personalidades dos Estados Unidos e Nigéria. Como também o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viegas, o secretário de Cultura de União dos Palmares, Elson Davi, a ministra da Igualdade Racial, Luíza Bairros, a secretária de Estado da Mulher, Kátia Born, a ex- esposa de Abdias e atriz da Rede Globo, Léa Garcia, além de outras autoridades.

O início das homenagens foi marcada pelos discursos das autoridades e familiares, que lembaram a importância da vida e obra do ativista negro, no Brasil e no mundo. Abdias foi jornalista, professor, deputado federal, senador e assumiu outros cargos de relevante importância, e teve sua vida marcada pela luta no combate ao racismo e a implantação de políticas públicas para inclusão dos afro-descentendes brasileiros.

Nigerianos homenageam ativista

O Poema Escalando a Serra da Barriga, de autoria de Abdias, foi ressitado pelo ator Chico de Assis, num momento emocionante, que lembrava a saga de um povo que ainda hoje sofre por causa da cor.

A viúva e última esposa de Abdias, Elisa Larkin, esteve junto de seus familiares na cerimônia, onde prestou várias homenagens ao seu ex-esposo.

Religiosos de matriz africana realizaram diversas homenagens, sob a percussão dos tambores que cultuavam os antepassados de sua cultura. O momento célebre do evento foi a deposição das cinzas de Abdias Nascimento, no local onde foi plantada uma muda de baobá, árvore sagrada na cultura negra. O local próximo a lagoa dos negros, será transformado num espaço, que lembrará a importância do ativista.

Também foi plantada próximo ao baobá, uma muda de gameleira branca, árvore também considerada sagrada pelos negros.

Elói Ferreira, presidente da FCP

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Elói Ferreira, destacou a importância de Abdias como marco no combate ao racismo e na luta pela igualdade dos povos. Elói frisa o momento histórico, onde o desejo do ativista de ter suas cinzas depositadas num local sagrado, “As cinzas de Abdias irão se encontrar com os espíritos de todos os quilombolas, que derramaram o seu sangue aqui na Serra da Barriga”, disse.

O presidente da Palmares acrescenta ainda, que o escritório da Fundação em União dos Palmares, que abrange os estados de Alagoas e Pernambuco, será transformado num centro referencial na divulgação da cultura negra. Elói destaca que o acesso ao Parque Memorial não está esquecido, “Estamos empenhado na construção da estrada de acesso a Serra, temos muito trabalho que renderá bons frutos”, concluiu.

Para Genisete Lucena, chefe da Representação da Palmares em Alagoas e Pernambuco, a celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento, vem a mostrar o quão importante é esse evento num local considerado sagrado.

Questionada sobre as festividades do mês da consciência negra, que culmina em 20 de novembro, Genisete destaca que as comemorações não devem ficar só nó mês de novembro, “A partir de 2012, pretendemos iniciar as atividades a partir de 06 de fevereiro, onde se celebra a última batalha dos quilombolas, aqui na Serra”, afirmou.

Fotos: Blog Jmarcelo Fotos
Site O Relâmpago

Despertar Jovem vai reunir juventude do Vale do Mundaú em União dos Palmares

 Arrastão, Missa, louvor e apresentações prometem animar multidão de jovens

As paróquias da Área do Vale do Mundaú estarão promovendo no próximo dia 13 de novembro, em União dos Palmares, o 5º Despertar Jovem. O evento promete levar uma multidão às ruas em um arrastão com animação musical, além de a programação oferecer Missa, apresentações, louvor e momentos de oração.

Com o propósito de reunir os movimentos jovens de seis paróquias e duas áreas pastorais e ainda expressar a fé através da música e da oração, a quinta edição do Despertar Jovem vai contar com animação e louvor da Banda Imagem e Semelhança (Turma Bis), Banda Celestine e Ministério Nova Jericó.

A Santa Missa será presidida e concelebrada pelos padres das paróquias de Santa Maria Madalena (União dos Palmares), Santa Ana (Santana do Mundaú), Nossa Senhora da Graça (Murici), São José (São José da Laje), São Sebastião (Branquinha e Ibateguara) e das áreas pastorais Nossa Senhora de Lourdes (Rocha Cavalcante) e Santa Luzia, também de União dos Palmares.

A concentração vai acontecer, às 13h30, no Ginásio de Esportes Governador Manoel Gomes de Barros, próximo ao trevo do início da cidade. Após a Missa, o arrastão segue pelas ruas em direção a Praça Basiliano Sarmento, onde acontecem apresentações musicais e peças teatrais.

A articuladora da Comissão da Juventude do Vale do Mundaú, Samara Oliveira, lembra que o Despertar Jovem deste ano vai refletir o tema “Jovem, levanta-te e anda”, proporcionando um momento único. “Vamos reunir os jovens para um momento de reflexão e convidá-los a voltar para Deus, despertando-os para a verdadeira vocação de cristãos, mostrando que é possível ser jovem sem deixar de ser Igreja”, afirma. “A programação está sendo preparada pela juventude da Paróquia Santa Maria Madalena com muito amor e carinho”.

Para o padre Givaldo Rocha, coordenador da Comissão, o encontro é de formação e de unidade da juventude. “O Despertar Jovem é fruto do empenho da juventude da nossa Área que vem trabalhando em sintonia com nosso pastor, dom Antonio Muniz Fernandes”, lembra o sacerdote. “Trabalhar a juventude de hoje significa trabalhar com o futuro da Igreja”.

O evento
O Despertar Jovem foi idealizado pelos grupos Vicentinos Jovens, JSUC e PJMP da Paróquia Senhora Sant’Ana, de Santana do Mundaú. A primeira edição aconteceu em 2009. O segundo evento foi realizado em 2014 com um arrastão católico pelas ruas da cidade. Já na terceira edição, com o apoio do arcebispo dom Antonio Muniz, o Despertar Jovem aconteceu mais uma vez em Santana do Mundaú, mas como um evento da Área do Vale do Mundaú. Em 2015, quem sediou foi a Paróquia São José em São José da Laje, com uma multidão de jovens em momentos de louvor e oração.


"Jovem, levanta-te e anda"

A programação mais aguardada pela juventude da Área do Vale do Mundaú!

Convide seus amigos, a família e os grupos da paróquia/comunidade e vamos juntos participar deste grande evento! 


Quando?

13 de Novembro de 2016, Domingo, às 13:30h

Onde?

União dos Palmares, AL
#DespertarJovem2016 #VamosDespertar #VDespertarJovem

Aqui em Rocha Cavalcante tem um banho ótimo na Fazenda Guanabara Por João Victor





Rocha Cavalcante, um lugar bom de viver, sempre calmo onde todo mundo se conhece, um lugar ótimo. Querida terra que amo tanto! Tenho orgulho do meu lugar. Aqui não falta água tem um bom banho lá na Fazenda Guanabara. 

Mas falta emprego para nosso povo e não tem saneamento básico necessário para a população. A feira livre não suprir as necessidades das pessoas, mas mesmo com esses problemas dá para se viver tranquilo.

A construção do Conjunto José Carrilho Pedrosa só favoreceu o lugar e sua população e melhorou bastante as condições de vida. Outra construção que só veio valorizar a Barra foi a construçãodo colégio novo, temos agora uma quadra poliesportiva que é uma maravilha onde já aconteceram eventos bastante importantes como torneio de futsal, casamentos, etc... 

Em fim é isso que tenho para falar do lugar que amo. 

João Victor, aluno do 9º ano "A" da Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros.