Pages

quinta-feira, 7 de março de 2013

Radialista Silvio Sarmento foi sepultado na tarde de hoje em União dos Palmares

Cerca de 1.200 pessoas acompanharam na tarde desta quinta feira 07 de março em União dos Palmares o sepultamento do radialista Silvio Sarmento Neto de 64 anos de idade, conhecido como Silvio Sarmento, casado, pai de oito filhos, falecido por volta das 4:08 h da manhã quando recebia os primeiros socorros medicos no Hospital Regional São Vicente de Paulo em União dos Palmares, após se queixar de fortes dores no peito em sua residência na Rua Marechal Deodoro no centro de União dos Palmares.
Silvio Sarmento era Diretor Geral da Rádio Comunitária Zumbí dos Palmares. Começou sua carreira artística em 1965 fazendo parte da emissora clandestina Zumbí dos Palmares de propriedade do hoje contador Claricio Bugarin. A emissora foi fechada no inicio de 1966 pelo regime militar. O artista foi animador em dias de feiras livres nas Lojas Paulistas, Loja do Povo e lojas Belduarte até seu talento ser descoberto em 1969 pelas direções artística das emissoras de Maceió onde inicialmente fez parte do cast da Rádio Progresso (dos Diários Associados), com passagens nas Rádios Gazeta e Difusora até migrar em 1971 para a Cidade Maravilhosa onde foi disck-jockey nas emissoras Mauá e Ipanema. Paralelamente exerceu a função de Diretor do Turing Club Internacional do Rio de Janeiro.
Finalmente, em 1979 retornou ao seu torrão natal trazendo em sua bagagem a experiência de comunicador de uma emissora carioca. Logo, se integrou a Rádio Gazeta onde além de apresentador era assistente da direção artística. Migrou para a Rádio Progresso como Diretor Geral, se transferindo em seguida para a Rádio Difusora de Alagoas que é a emissora Oficial do Estado, e em seguida para a Educativa FM de onde se licenciou até os dias de hoje, atraído pelo então Deputado João Caldas que lhe ofereceu a Direção da Rádio AM Quilombo e por consequência a oportunidade de voltar a sua terra natal.
Pouco tempo depois, entrou em litígio com a direção da emissora e passou a trabalhar na fundação de sua emissora própria a  hoje Rádio Comunitária Zumbí dos Palmares FM, a qual morreu dirigindo a exemplo de uma pizzaria que funciona no andar térreo de sua emissora e residência.
Silvio Sarmento foi o primeiro radialista palmarino a ser profissionalizado pelo Ministério do Trabalho através do Sindicato dos Radialistas de Alagoas. Em uma das dependências de sua residência, dezenas de troféus adquiridos ao longo de sua atuação no rádio. Na opinião deste informativo, Silvio Sarmento Neto foi o primeiro embaixador de União dos Palmares no Mundo das Comunicações.
Fica registrada a nossa eterna saudade daquele com quem partilhamos o microfone nos idos de 1980 na Rádio Difusora de Alagoas.
Antonio Aragão 

Morre o radialista Sílvio Sarmento


O radialista palmarino Sílvio Sarmento Neto, de 64 anos, mais conhecido no rádio alagoano como Silvio Sarmento, morreu na madrugada desta quinta-feira (7), vítima de um infarto. A morte foi confirmada pelo Hospital São Vicente de Paulo, localizado no centro da cidade de União dos Palmares.

Segundo informações de familiares, o radialista deu entrada no hospital por volta das 4h, sentindo fortes dores do peito. Ele foi socorrido por familiares até o hospital, mas acabou não resistindo e veio a óbito.

Atualmente Sílvio Sarmento era diretor da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, além de ser proprietário de uma pizzaria da cidade. Com passagens em grandes emissoras, a exemplo das rádios Progresso AM, Gazeta ,Difusora de Alagoas e Rádio Quilombo.

Centenas de amigos e populares se encontram no aguardo da liberação do corpo de Silvio Sarmento para prestarem o último adeus ao radialista que nos últimos anos dedicou sua vida a sua terra natal.

Fonte: 7Segundos

Biografia do radialista Sílvio Sarmento

Sílvio Sarmento Começou na profissão de radialista em 1965, aos 15 anos de idade, na primeira rádio (amadora) criada em União dos Palmares, por Clarício Bugarim, a antiga Rádio Zumbi dos Palmares – AM.
 
Foi locutor de porta e de feira das Lojas paulista, Loja do Povo e Belduarte, todas aqui, em nossa cidade.
 
Em 1969 iniciou-se como profissional nas Rádios Gazeta, Progresso e Difusora, em Maceió.
 
Em 1971 integrou as equipes de locutores das Rádios Mauá e Ipanema, no Rio de Janeiro.
 
Em 1979 voltou para Alagoas, integrando-se novamente ao rádio alagoano como comunicador e diretor - assistente da Rádio Gazeta, como comunicador e diretor geral da Rádio Progresso e Comunicador das Rádios Difusora e Educativa FM, onde permanece, licenciado, até esta data.
 
Nos últimos anos, Sílvio Sarmento foi fundador e comunicador da Rádio AG FM, comunicador e diretor da Rádio Quilombo AM, por 5 anos, e criou e dirige atualmente a nova Rádio Zumbi dos Palmares FM.
 
Sílvio Sarmento é um dos pioneiros do rádio palmarino e o primeiro radialista profissional de União dos Palmares, com 36 anos de radiofonia registrados neste ano de 2011.
 
Em seu escritório, na Rádio Zumbi FM, coleciona dezenas de troféus e medalhas que lhe foram conferidos, relacionados ao radialismo alagoano, mas esta é a primeira homenagem recebida em sua cidade.

Obs: Texto recebido por e-mail.